“… então, ela fez Sansão dormir sobre seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.”
Juízes 16.19
Estimado Leitor(a),
O versículo em apreço nesta semana retrata o triste desfecho do jovem Sansão, que foi o juiz de Israel por aproximadamente vinte anos. Esta é uma história muito conhecida, inclusive em meios não cristãos. Ela narra o nascimento de uma criança, a saber Sansão, que foi dotada de uma força descomunal, com o propósito de liderar Israel e combater o povo filisteu, que ameaçava a paz dos hebreus.
Sansão era nazireu -consagrado a serviço de Deus, e como tal, não podia beber vinho nem outra bebida alcoólica e também não cortava o cabelo.
À medida que o jovem crescia, o Espírito do Senhor o impelia, dando-lhe força e determinação para defender seu povo dos inimigos filisteus. Mas ao longo do tempo, Sansão fez coisas fora do propósito de Deus até o ponto de se envolver com uma prostituta chamada Dalila à qual confessou que, se seu cabelo fosse cortado, perderia sua força. Dalila, por sua vez, fora contratada por líderes filisteus, para descobrir este segredo e logrou êxito em sua incumbência. O Espírito de Deus se afastou de Sansão e ele ficou a mercê dos seus algozes até a consumação da sua morte.
Todos nós, seja de forma consciente ou não, nascemos com DONS concedidos por Deus, os quais são revelados à medida que crescemos em nosso meio (ambiente familiar, escolar, profissional, na Igreja e na sociedade em geral). Os talentos são os mais variados possíveis, mas sempre com um propósito específico que o Senhor tem para nossas vidas. Cabe a cada um desenvolver a sensibilidade de reconhecer em si os seus DONS e para que finalidade devem ser aplicados.
É triste constatar, a exemplo de Sansão, quando direcionamos nossos DONS em áreas não virtuosas, egoístas e até mesmo destrutivas. Procure meditar nesta palavra semanal – quais são os seus DONS? Em que você os tem usado? Tem ajudado a você e aqueles que lhe cercam? Você sente paz ao desempenhar suas atividades com o uso dos seus DONS? Estes questionamentos são válidos par que você tenha uma vida com propósito verdadeiro, conforme a perfeita vontade de Deus.