Evento envolveu estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio!
CANELA – A Administração Municipal de Canela, por meio do Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela, em parceria com o Senai, promoveu na tarde da última quarta feira (13) a 1º edição da Mostra de Robótica. O evento contou com a participação de estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio das Escolas de Canela, tendo como plateia para assistir as apresentações os alunos do 4° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dante Bertoluci.
A 1ª Mostra de Robótica do Cidica integra o Projeto Vocações e foi idealizada com o objetivo de divulgar e estimular os ensinamentos desenvolvidos durante o 2° Curso de Robótica destinado para jovens canelenses entre 13 e 17 anos de idade. Na ocasião, os participantes apresentaram seus trabalhos em formato de ‘roda de negócios’ onde cada grupo demonstrou o funcionamento e a finalidade de seus projetos. O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, acompanhou de perto o desempenho dos alunos e destaca a importância de atividades como esta na preparação destes jovens para ingressarem no mercado de trabalho. “É uma excelente oportunidade de capacitação profissional em uma área na qual existe uma grande demanda por parte das empresas. É o Cidica cumprindo com seu papel de criar um ambiente favorável para os negócios, capacitando e atendendo as demandas do mercado local”, avalia o secretário Luciano Melo, já projetando novos cursos para 2024.
O prefeito Constantino Orsolin acompanhou o evento, conversou com os alunos e ficou impressionado com a criatividade e a qualidade dos projetos apresentados. Os estudantes também aprovaram a proposta da Mostra de Robótica. “Criamos robôs de batalha e de corridas, que exigem muita atenção no momento de dar os comandos”, contou o aluno Caio Branteis da Silva. “É preciso ter muita criatividade para criar e programar os robôs, pois as vezes precisamos substituir peças que não temos para conseguir atingir o objetivo do nosso projeto”, comentou a jovem Gabryelle Fernandes Maineri.