CANELA/GRAMADO | Há várias semanas a redação do Jornal Digital Canela tem recebido reclamações relacionadas a constante falta de abastecimento de água em vários bairros de Canela e Gramado. Nos últimos dias também recebemos vários comunicados da Corsan avisando a comunidade sobre problemas no fornecimento de água. São vários os motivos para a falta de água, desde rompimento de rede de água, manutenção preventiva, falha eletromecânica na captação de água, entre outros. Como Canela e Gramado são interligadas, as duas cidades acabam sendo afetadas.
Recentemente a Prefeitura de Gramado se reuniu com a diretoria e gerência da Corsan/AEGEA para tratar de temas relacionados à melhoria dos serviços de saneamento e abastecimento no município. A falta de água nos municípios ocasiona grandes problemas, tanto aos moradores como visitantes, principalmente nesta época do ano quando a região recebe muitos turistas.
A comunidade das duas cidades manifesta grande descontentamento com esta situação. Há relatos de horas e até dias sem fornecimento de água. Recebemos várias reclamações de moradores do Loteamento Edgar Haack, localizado no bairro São Luiz em Canela, relatando inúmeros problemas com a falta de água constante. Em julho deste ano foi instalado na localidade um reservatório de cem mil litros, o qual forneceria água potável aos moradores, que dependiam de água de poço ou do fornecimento por caminhão-pipa da Secretaria de Obras. A expectativa era de que o problema de desabastecimento fosse resolvido, o que não ocorreu.
Em contato com a Prefeitura Municipal de Canela, a mesma informou que a parte de obras da prefeitura foi finalizada, o que provavelmente está faltando é parte das obras da Corsan, por isso a falta de água. Entramos em contato com a Corsan, mas até a presente data não recebemos nenhum retorno sobre esta situação.
“Chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e não ter uma gota de água para tomar banho ou beber é uma vergonha, ainda mais considerando que todo mês vem a conta pra gente pagar”, esta é uma das inúmeras reclamações que recebemos.