Na tarde de terça-feira (07/03), na sede do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), em Gramado, ocorreu uma reunião com todos os instrutores do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Unidade.
Nesse ano de 2023, todos os dez municípios do Batalhão Turístico, desenvolverão o PROERD nas escolas: Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Picada Café, Cambará do Sul, Jaquirana, Igrejinha, Três Coroas e Santa Maria do Herval. Ao todo 122 turmas, de 5º ano, aproximadamente 2800 alunos participarão dos encontros que trabalha a tomada de decisão responsável.
As aulas devem começar ainda neste mês de março. Em alguns municípios, para conseguir alcançar um número maior de escolas e turmas, os Policiais Militares, responsáveis por ministrar as aulas, dividiram as escolas e turmas ao longo dos dois semestres.
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência:
O PROERD trabalha as habilidades básicas e fundamentais, além do processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:
- autoconhecimento e autogerenciamento;
- tomada de decisão responsável;
- compreensão dos outros (alteridade);
- habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
- habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.