23.5 C
Canela
domingo, novembro 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioPrefeituraLei das Sacolas: conscientização do consumo e uso consciente a partir da...

Lei das Sacolas: conscientização do consumo e uso consciente a partir da educação ambiental

Publicidade

No dia 12 de julho, a Lei Municipal 3.808/2020 entrará em vigor no Município. Com a proximidade da sua vigência, a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) intensificou o planejamento estratégico das ações destinadas ao comércio local.

Publicidade

Primeiramente, a pasta contou com o apoio da Secretaria da Educação, que teve um papel fundamental de integração e articulações das ações de educação ambiental realizadas nas escolas municipais no decorrer das prorrogações da referida Lei. O foco era ensinar aos alunos que pequenas ações locais contribuem para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis. Exemplo disso, foi o Lançamento da Cartilha de Atitudes Sustentável em 2021 e as atividades contínuas de educação ambiental realizadas.

Outro ponto relevante, é o processo de construção da mudança de hábitos da comunidade em relação a redução do consumo do plástico, a partir da execução do Programa Municipal de Conscientização e Redução do Plástico. Para tanto, a Secretaria do Meio Ambiente coordenou reunião técnica realizada, nesta quinta-feira (22) com os principias atores desse processo.

Na oportunidade, foi realizado um breve descritivo das ações que foram desenvolvidas até o momento e apresentado o material de apoio idealizado pelos técnicos da SMMA, além da definição do calendário de oficinas de orientação que serão realizadas com o comércio local.

Publicidade

O Programa Municipal de Conscientização e Redução do Plástico será realizado em parceria com a Secretaria da Educação e a Secretaria de Inovação e terá como multiplicadores das ações de orientação e educação o Sindtur Serra Gaúcha, Sindilojas, Associação Gaúcha de Supermercados e Unidasul, que estiveram presentes na reunião.

“Vamos unir esforços e focar nas ações de orientação, pois a aplicação de um novo sistema normativo prescinde de práticas permanentes de educação ambiental”, destacou a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.

CALENDÁRIO DAS OFICINAS DE ORIENTAÇÃO
30 de junho às 13h30 no Auditório da Prefeitura
05 de julho às 18h no Auditório da Prefeitura
12 de julho às 18h no Auditório da Prefeitura

Além das oficinas de orientação, também estão previstas visitas dos técnicos da Secretaria nos estabelecimentos comerciais, com o objetivo de orientar e entregar o material informativo elaborado pela SMMA.

Crédito: Ascom/PMG

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Conforme nota divulgada pela Corsan, moradores dos bairros Leodoro de Azevedo e Fundo do Campo, em Canela, terão o fornecimento de água normalizado gradativamente na tarde deste sábado, 23/11. A Corsan está consertando uma rede de água...
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Durante a sexta-feira (22/11), foi realizada uma operação conjunta entre Policiais Militares do 2° Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela e Inspetoria Veterinária do Estado. A ação teve fiscalização veicular, com abordagens e...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Publicidade

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.