4.5 C
Canela
terça-feira, 01 julho, 2025
spot_img
InícioSaúdeJulho Amarelo: Mais de 200 pessoas foram testadas contra hepatites em Canela

Julho Amarelo: Mais de 200 pessoas foram testadas contra hepatites em Canela

spot_img
spot_img

Julho foi o mês nacional do combate às hepatites virais. Com o intuito de conscientizar e prevenir essas infecções, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, disponibilizou testes rápidos e gratuitos contra diversas infecções durante a última semana de julho para toda a população.

Além do teste rápido das hepatites, foi oferecido também os exames de sífilis e HIV. “Aproveitamos o momento para fazer os testes de sífilis e HIV, que aconselhamos todo mundo a realizá-lo ao menos uma vez todos os anos”, disse Caline Andrade, a enfermeira responsável pela campanha.

De acordo com a enfermeira Caline Bianchi Andrade, a iniciativa testou mais de 200 pessoas. Não houve resultados positivos para as hepatites e nem para o HIV, somente 6 casos positivos para sífilis. “Foi uma campanha satisfatória, essas doenças podem ser silenciosas e o teste rápido é o primeiro passo para a melhora, ele é sigiloso, seguro e gratuito”, manifesta.

Vale ressaltar que as hepatites afetam o fígado e podem evoluir para outras doenças, como a cirrose e o câncer. A transmissão é feita por via sanguínea através do sexo sem preservativo, compartilhamento de seringa e objetos cortantes e também de mãe para filho durante a gravidez.

Os testes rápidos contra ISTs e hepatites podem ser feitos durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde de Canela e também no HCC. Não é necessário agendamento.

Foto: Glauber Maciel

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | No dia 10 de julho, a cidade de Canela sediará o 207º Fórum Estadual Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades do RS, promovido pela FADERS – Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada a...
CANELA | O esforço da administração municipal canelense, sob o comando do prefeito Gilberto Cezar, para atender a obrigatoriedade de que 100% das crianças em idade pré-escolar estejam matriculadas, já rendeu frutos: não há mais lista de espera de...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade