16.6 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraJovens rurais se formam em empreendedorismo

Jovens rurais se formam em empreendedorismo

Publicidade

Cinco jovens de Canela se formaram no Curso de Empreendedorismo para Juventude Rural, promovido pela EMATER/RS. O evento de formatura aconteceu na terça-feira (13.7), no CETANP – Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis e contou com a presença de autoridades da região, dentre as quais, o Secretário de Obras e Agricultura de Canela, Marcelo Savi e da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, Ana Carolina Benetti, além dos pais dos formandos, extensionistas da EMATER/RS e representantes do SICREDI.

A formatura marca o encerramento do Curso que buscou despertar nos jovens o interesse e a formatação de um Projeto Produtivo para contribuir no desenvolvimento pessoal e familiar. O curso iniciou-se em março deste ano e teve 5 módulos. A metodologia previa visita a empreendimentos rurais de sucesso da região, oficinas e palestras em diversas áreas da produção visando subsidiar o Projeto Produtivo.

Publicidade

Para o extensionista Alexandre Meneguzzo, do Escritório Municipal da EMATER de Canela, “o Curso de Empreendedorismo para a Juventude Rural visa despertar no jovem as suas habilidades e capacidades, mostrando a importância dele como ser humano, na família, na propriedade e na comunidade. Agroindústria, fruticultura, pecuária de corte e leite, apicultura e turismo rural foram as atividades escolhida pelos jovens para implementação do seu projeto produtivo, que foi defendido por ele e aprovado pelos pais”. Alexandre afirma que “sem o apoio dos pais, o processo estaria incompleto. O que vimos foi um grande engajamento e participação dos pais, apoiando seus filhos. Algo muito bonito”.
O Secretário de Obras e Agricultura de Canela, Marcelo Savi, destacou em sua fala grande satisfação e alegria por ver jovens canelenses participando de um trabalho que busca transformações profundas na vida da comunidade.

Publicidade

O gerente regional adjunto da EMATER, Gilberto Bonatto destacou a importância deste trabalho. “A EMATER agradece muito aos pais, autoridades, extensionistas de Gramado, Canela e São Francisco de Paula, à SICREDI – pelo aporte financeiro e institucional e aos jovens, por acreditarem nesta ideia. Assim, muitas coisas boas deverão acontecer no meio rural destes municípios”, finaliza.
Para Rodrigo Livi, pai de jovem cursista, “o curso ajudou muito na definição do futuro de meu filho. Sabemos que os jovens têm muitas ideias. Mas com o subsídio dado pelo curso, ficou bem mais fácil e inspirador para eles”.

O jovem Bruno Scariot Mewius, representou todos os participantes em sua fala. “O curso nos trouxe a oportunidade de conhecer novas experiências, novas pessoas, de fazer amigos e de descobrir outras possibilidades de trabalho nas nossas vidas. Todas as atividades que fizeram parte deste curso nos enriqueceram de alguma forma. As aulas teóricas, as visitas técnicas, as atividades de casa, todas foram importantes para o nosso crescimento pessoal e profissional”, destacou.

Agora, as equipes dos Escritórios da EMATER de Canela, Gramado e São Francisco de Paula farão o acompanhamento aos jovens visando aplicar e desenvolver o projeto produtivo, além de propiciar encontros pontuais para capacitação específica nas áreas da tecnologia escolhidas e ajustadas com os jovens.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado promoveu uma reunião para debater o déficit enfrentado pela empresa de transporte coletivo Gramado Turismo....
CANELA - Por meio de um ofício, entregue à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Vereador Marcelo Savi declarou que é contra proibir qualquer tipo de comentário nas redes sociais do Legislativo.Para o Vereador, a comunidade tem o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.