No final da tarde de quinta-feira (7), foi realizada a solenidade oficial de inauguração da nova sede da Brigada Militar. O evento ocorreu obedecendo todos os protocolos de prevenção a Covid-19. A obra teve investimento de aproximadamente R$ 500 mil. Além de instalações renovadas, o prédio conta com uma sala equipada com moderno sistema de câmeras de monitoramento. Muitos militares que estiveram presentes na solenidade ressaltaram que o prédio é um dos mais bonitos no Estado.
As principais autoridades municipais estiveram presentes na solenidade. A obra foi possível através da união de esforços entre a Prefeitura de Canela, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário e empresários. Os recursos foram administrados pelo Movimento Comunitário de Combate a Violência (Mocovi).
O primeiro a fazer o uso da palavra foi o presidente do Mocovi, José Carlos. “É uma alegria poder estar aqui e compartilhar esta conquista com vocês. Um sonho se transforma em uma ideia, depois vem o projeto e por fim chega a esta solenidade”, comentou. José Carlos destacou a importância de insistir no sonho. Também afirmou que o Mocovi vai trabalhar por melhorias nos Bombeiros e Polícia Civil.
O prefeito Constantino Orsolin seguiu com os pronunciamentos, destacando que o prédio está a altura do excelente trabalho que vem sendo realizado pela Brigada Militar. Citou ainda o espírito voluntarioso dos comandantes que atuaram em Canela. “Até terminar meu mandato também quero inaugurar o novo quartel dos Bombeiros”, destacou Orsolin.
O Tenente-Coronel Glauco Alexandre Braga destacou que “hoje é um dia de agradecimento”. Braga lembrou que 25 anos atrás veio trabalhar em Canela e que desde então ansiava por um quartel com melhores condições para o efetivo. “Os policiais são merecedores do prédio, mas também tem a responsabilidade de prestar um serviço de qualidade a população”, comentou. Braga destacou ainda que não recorda de um investimento desse montante em Canela em prol da segurança. Ressaltou ainda a união de forças para tirar este projeto do papel.
28 “olhos” zelando pela segurança da comunidade
O novo quartel conta com uma sala com 28 câmeras de vigilância, que monitoram pontos estratégicos da cidade. Elas estão em funcionamento 24 horas por dia e vão auxiliar muito o trabalho dos policiais. Através das imagens é possível, por exemplo, monitorar o que se passa no Parque do Lago e com isso coibir diversos crimes, como tráfico e consumo de drogas.
Um operador fica na sala realizando o monitoramento e caso perceba uma ação criminosa, já aciona o policiamento para se deslocar até o local. As imagens também podem ser usadas pela Polícia Civil em questões envolvendo alguma investigação.