CANELA- Um incêndio ocorrido no final da tarde de sábado (12/10), despertou uma grande preocupação na comunidade que reside na Linha Quilombo, no interior do município. Na ocasião um incêndio atingiu uma propriedade localizada na Estrada Quilombo, no entanto os Bombeiros não conseguiram chegar ao local devido as péssimas condições da estrada. O caminhão inclusive chegou a ficar encalhado e precisou ser resgatado por uma retroescavadeira.
O fogo atingiu o depósito de madeira e materiais e chegou a ameaçar atingir a residência. Conforme os moradores, Gilberto e Suzana Couto, foram momentos de pavor e angústia. “O fogo continuava com risco de pegar na casa, mas com ajuda do pessoal envolvido e do vizinho fomos buscar água na mata em uma mina aproximadamente 200 metros de distância. Já era noite e os Bombeiros não chegavam, mas com união e força dos presentes conseguimos apagar o fogo”, relembra Suzana. “Mas confesso que fico indignada com a situação. Veja os Bombeiros não conseguiram chegar pois não existe estrada, as mesmas estão todas esburacadas e sem manutenção. O caminhão ficou encalhado, como foi um incêndio de pequeno porte e sem vítima a situação foi resolvida, porém apenas 2 km a frente existe o Desafio Jovem Femenino e se houver um incêndio lá o risco de vida é muito grande e os Bombeiros não vão chegar porque não tem estrada”, complementa.
Apesar do endereço pertencer a Canela, o atendimento foi feito pela corporação de Três Coroas. O caminhão caiu em um buraco e mesmo retirando a água do reservatório não foi possível sair. Diante da dificuldade foi necessário a utilização de uma retroescavadeira para desencalhar o caminhão. Gilberto destaca que faz tempo que a localidade não recebe manutenção por parte da administração municipal e a situação piorou com as últimas enchentes. “Veja a situação do Quilombo, só cuidam nas proximidades de Canela e Gramado e as estradas aqui na área rural onde vivemos, desde o período de enchentes e chuvas nada foi feito, pontes e desmoronamentos ainda se vê tudo danificado. Três Coroas que é bem na divisa faz algum reparo por pena e em emergência o Corpo de Bombeiros da minha cidade Canela não consegue chegar aqui pois não tem estradas, só caminho”, lamentou.