GRAMADO – A segurança da comunidade e a mobilidade urbana foram aspectos destacados pelas autoridades no ato de inauguração oficial do viaduto da ERS-115, na Várzea Grande. Participaram da solenidade o governador Eduardo Leite, o prefeito Nestor Tissot, o secretário estadual de Logística e Transporte Juvir Costella, o diretor-presidente da EGR Luís Fernando Pereira Vanacor e outras autoridades estaduais e municipais.
A estrutura veio para solucionar uma reivindicação antiga da população, que demandava mais segurança para a travessia entre as Av. 1º de Maio e do Trabalhador. Após diversas reuniões entre a Administração Municipal e a EGR, foi realizada a obra. A passagem de veículos na nova estrutura foi liberada em novembro de 2023.
“Após diversas conversas e idas até Porto Alegre para reivindicar essa obra, é uma satisfação ver o viaduto concluído e proporcionando mais segurança para todos que utilizam essa importante via”, destacou o prefeito Nestor Tissot.
Presidente da Câmara destaca união de esforços na inauguração do viaduto
O presidente da Câmara, vereador Cícero Altreiter, esteve na cerimônia representando o Legislativo. O presidente da Câmara de Vereadores enfatizou a alegria de ver a demanda antiga da comunidade sendo atendida. “O viaduto já melhorou a mobilidade no local, um pedido de diversas gestões, vereadores, inclusive eu, fiz vários pedidos para que esta demanda fosse ouvida. Ficamos muito contentes de sermos contemplados com a conclusão do viaduto, obra que traz mais acessibilidade tanto para os moradores de Gramado, quanto para os visitantes”, declara Cícero Altreiter.
O viaduto fica no acesso à Avenida do Trabalhador e está em funcionamento desde o final de 2023. O elevado possui estrutura mista, ou seja, vigas de aço e partes em concreto armado, além de um vão de 26 metros entre as extremidades, 12 metros de largura e mais de 5,5 metros de altura. O valor investido foi de R$ 4,9 milhões, com recursos oriundos da praça de pedágio. De acordo com a EGR, o novo dispositivo vai beneficiar mais de 20 mil gramadenses, além dos turistas que frequentam a cidade durante todo o ano.