Os Bombeiros retornaram ao Hotel Cavalinho Branco nesta terça-feira (16) para avaliar a estrutura que foi atingida por um incêndio no final da tarde de ontem (15). Após a avaliação foi constatado que não havia risco de desabamento ou motivo para interdição e o hotel deve voltar a receber hóspedes já no próximo final de semana. A estrutura onde se localizam os 38 quartos do hotel não chegou a ser atingida pelas chamas e todos estão intactos. A parte atingida fica atrás, onde se localiza uma sala de reuniões.
As chamas iniciaram por volta de 18h20min, quando uma fagulha de uma chaminé iniciou o fogo. Rapidamente os Bombeiros foram acionados e conseguiram controlar as chamas e evitar que a parte principal do hotel fosse atingida. No momento em que o fogo iniciou não havia nenhum hóspede no hotel. A gerência do hotel aguarda agora a seguradora realizar o levantamento e em seguida se iniciam os trabalhos de retirada do entulho.
Quase centenário
O Hotel Cavalinho Branco é um bem cultural registrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Fica junto ao Lago São Bernardo, um dos cartões postais da cidade. O prédio foi construído na década de 1930 para ser um cassino. Com a mudança de legislação, a estrutura foi abandonada de 1945 a 1971, quando iniciou a reforma. O prédio histórico foi reinaugurado como hotel em 1978.