Nesta sexta-feira (16), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, acompanhados de técnicos da prefeitura municipal do município, ao realizar o atendimento de denúncias de populares, flagraram maus tratos a pelo menos 74 animais. Após o recebimento das denúncias, os policiais e os técnicos deslocaram à uma propriedade rural do município, destinada ao atendimento ao público (passeios a cavalo e outras atividades de entretenimento).
No local foram constatados 83 animais, entre equinos, ovinos, caprinos, galináceos e caninos. Destes animais, 74 (setenta e quatro) estavam em situação de maus tratos, apresentando subnutrição, más condições de higiene e falta de cuidados veterinários.
Mediante os fatos, um animal teve de ser encaminhado a um abrigo para atendimento.
Além dos maus tratos, foi constatado no local, o corte e o dano em vegetação nativa e a queima irregular de resíduos, vegetais e sólidos (lixo urbano).
Após terem sido atestados os maus tratos por médico veterinário, o responsável pelo local, um homem, foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia Civil para o registro dos fatos.