Nesta sexta-feira, em São Francisco de Paula, a Polícia Ambiental (PATRAM) realizou uma grande operação que resultou em prisão e apreensões de armas e material de caça. A ação contou com a participação de policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental do município de Canela com o apoio de Policiais Militares Ambientais de Taquara e Caxias do Sul, juntamente com os Guarda Parques da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e Polícia Civil de São Francisco de Paula e Cambará do Sul.
Na operação foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão no interior do município. Os mandados expedidos pelo Juízo da comarca de São Francisco de Paula visam combater a caça e comércio oriundo da Fauna nativa da região. Nesta primeira ação foi localizado em uma única propriedade 5 espingardas de vários calibres sendo uma em furto, uma carabina fuzil com a numeração suprimida (raspada), um revólver calibre.38 com munição, quatro motoserras, quatro armadilhas de caça, farta munição de diversos calibres, equipamentos para recarga de cartuchos, petrechos de pesca e apitos para chama de aves, utilizados para atrair pássaros durante a caça.
Um indivíduo que estava de posse do material foi preso e conduzido a delegacia de polícia de São Francisco de Paula, onde foi lavrado o flagrante. A operação foi desencadeada após levantamento dos órgãos ambientais buscando combater os constantes ataques a fauna e flora que vem ocorrendo dentro da Estação Ecológica da Aratinga, APA Rota do Sol e áreas de amortecimento das Unidades de conservação Estaduais. Novas ações estão programadas para ocorrer em pontos e alvos já identificados.