A Polícia Civil esclareceu em poucas horas homicídio ocorrido na noite de segunda-feira (7), por volta das 23h, na Rua Alarich Schultz, Centro de Gramado, ocasião em Marcus Roberto Thiele Tonetto, 25 anos, foi executado com disparos de arma de fogo.
Assim que comunicada do fato pela Brigada Militar, a Polícia Civil identificou o veículo usado no crime, que já vinha sendo investigado por esta Delegacia de Polícia, o qual era utilizado no recolhimento de valores oriundos do narcotráfico.
Como já havia investigações em andamento sobre os criminosos que atuavam no tráfico de drogas e utilizavam esse veículo, diligências foram realizadas e um casal logo foi preso, sendo o homem detido em frente a sua casa, no bairro Floresta, o qual vestia camiseta suja de sangue. O homem admitiu envolvimento no crime. Na sequência, foi encontrada a mulher, que estava na via pública, no Bairro Piratini, a qual também admitiu envolvimento no crime.
Em ato contínuo, em conjunto com a Brigada Militar, foram presos outros dois suspeitos de envolvimento no homicídio, sendo um deles apontado pelas investigações da Polícia Civil como o autor dos disparos. A dupla estava em uma residência no Bairro Várzea Grande, Vila do Sol. Os quatros suspeitos foram autuados em flagrante pelo Delegado de Polícia Gustavo Celiberto Barcellos, titular da Delegacia de Polícia de Gramado, que coordenou as investigações.
Conforme a Polícia Civil, a vítima, que já havia sido presa por tráfico de drogas diversas vezes pela DP de Gramado, foi atraída ao veículo dos executores, que siimularam uma entrega de drogas para fazê-la embarcar no carro. Depois de entrar no veículo, os criminosos foram até o local do fato e o suspeito que ocupava o banco do carona efetuou os disparos de arma de fogo, com a vítima dentro do carro, a qual, depois de atingida fatalmente, foi jogada para fora do veículo. Conforme o Delegado Gustavo Celiberto Barcellos, o condutor do carro já foi identificado, mas não foi localizado até o momento.
Também restou apurado que o crime foi orquestrado e executado a mando de um detento, que gerencia parte do tráfico de drogas em Gramado de dentro do sistema prisional, bem como execuções relacionadas à atividade criminosa.
O Delegado Gustavo ressaltou a competência, empenho e dedicação dos Policiais Civis, que estão há mais de 24 horas trabalhando ininterruptamente, com pronta resposta ao grave crime, salientando que crimes desta natureza são prioridade e tem sido esclarecidos pelo Órgão Policial. Também ressaltou o trabalho conjunto, a troca de informações e a dedicação dos Policiais Militares que atuaram ao longo da madrugada nas diligências. Após os trâmites legais, os suspeitos foram recolhidos ao sistema prisional.