23.6 C
Canela
sábado, abril 27, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeGrupo Hiperdia da Várzea Grande retoma atividades reunindo mais de 50 usuários

Grupo Hiperdia da Várzea Grande retoma atividades reunindo mais de 50 usuários

Publicidade

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde contribuem para melhor qualidade de vida dos usuários!

GRAMADO – A Administração Municipal de Gramado, por meio do setor de Atenção Básica do Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, promoveu na quarta-feira (28), o primeiro encontro do ano do Grupo Hiperdia – Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes. O Hiperdia consiste no cadastramento e acompanhamento de pacientes hipertensos ou diabéticos visando o controle da DM (Diabetes mellitus) e da HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos usuários.

Publicidade

As atividades foram retomadas reunindo 57 pessoas que acessam os serviços no Centro de Saúde para acompanhamento das suas condições clínicas. Os usuários passaram por aferição da pressão arterial e participaram de uma roda de conversa com troca de informações liderada pela enfermeira Carla Rolão, que abordou as PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde disponíveis no SUS – Sistema Único de Saúde. “Essas práticas já são regulamentadas por políticas federais e estaduais, tendo como fundamento a melhoria e ampliação das ofertas de tratamento”, explica Daniele Swaiser, diretora da Atenção Básica.

Publicidade

PRÁTICAS COMPLEMENTARES

Existem atualmente 29 práticas que foram incorporadas ao SUS, entre elas: acupuntura; fitoterapia; auriculoterapia, homeopatia; ozonioterapia; quiropraxia; práticas corporais da medicina tradicional chinesa; entre outras. “O foco deste primeiro encontro foram justamente as práticas corporais como Yoga, Tai Chi Chuan e o Lian Gong. O objetivo dos exercícios são o alívio de dores musculares, articulares e melhora da função cardiorrespiratória”, comenta Daniele Swaiser.

Na ocasião, a enfermeira Carla Rolão demonstrou ao grupo alguns dos movimentos e repassou orientações sobre a respiração adequada. “Os participantes ficaram satisfeitos em aprender parte dessa prática”, revela Carla. No final do encontro os usuários receberam convite para aderir a um outro grupo que terá atividades realizadas no Centro de Saúde da Várzea Grande, a partir do próximo dia 12 de março. “Vamos aprimorar essa prática corporal com os pacientes, pois os resultados são extremamente positivos”, afirma Carina Mendonça, coordenadora da unidade.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Na sexta-feira (26/04), o Comandante do 2° Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, 1º Tenente Marco Antônio Ritter, realizou a apresentação formal da entrega de um servidor digital e equipamentos de informáticas doados para uso institucional. Os...
Medeiros foi escolhido entre quase 50 clubes de 28 cidades.CANELA - O Lions Clube realizou, na noite de sexta-feira (26), a abertura oficial de sua Convenção anual do Distrito LD-2, na presença de mais de quatrocentos associados. Na solenidade,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.