17.9 C
Canela
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasGramadozoo trata filhotes de gambá órfãos

Gramadozoo trata filhotes de gambá órfãos

Publicidade


O Gramadozoo está tratando oito filhotes de gambá órfãos. Os animais foram resgatados no interior de Gramado e encaminhados ao parque pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os filhotes estão recebendo cuidados especiais no hospital veterinário do Gramadozoo e devem ser reintroduzidos na natureza.

Conforme a bióloga Tatiane Nunes, responsável técnica do Gramadozoo, gambás são animais de hábitos noturnos. “Neste período do ano, é comum encontrar muitos gambás vítimas de atropelamento. É um período em que eles fazem muitos deslocamentos. No entanto, as mães acabam vindo a óbito e os filhotes ficam órfãos”, lamenta.

Publicidade

A bióloga explica que os gambás são marsupiais. “A fêmea carrega os filhotes na bolsa marsúpio, como ocorre com os cangurus. São vários que ficam dentro da bolsa. Quando a mãe acaba sendo vítima fatal de atropelamento, por exemplo, os filhotes saem da bolsa. É comum encontrar fêmeas mortas e os filhotes no chão ao redor da mãe. Tentamos salvar todos que recebemos, mas nem todos alcançam a idade adulta. Alguns chegam muito pequenos”, revela.

Publicidade

Tatiane destaca, no entanto, a importância da espécie para o ecossistema. “Todo animal tem uma função. No caso dos gambás, eles comem pequenos animais e frutos. Além de dispersores de sementes, se alimentam de répteis, incluindo serpentes, de carrapatos e de escorpiões. Fazem o controle desses animais. Infelizmente, muita gente tem preconceito contra a espécie e acaba até atropelando propositalmente”, conscientiza.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Experiência que foi realizada inicialmente em homenagem à Semana da Mulher, será retomadada a partir de 1º de maio e passa a fazer parte do calendário sistemático da Cristais de Gramado – AO VIVO.GRAMADO - Lançada em homenagem à...
CANELA -  A Terceirona de Futsal de Canela segue tendo como destaque muitos gols e jogos emocionantes. No entanto, na semana passada a competição registrou uma briga generalizada entre atletas das equipes do Boleiros e Águia Futsal. Como prevê...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.