O GramadoZoo comemorou 15 anos nesta quarta-feira (20) com festa para os animais. Com a proposta de garantir o bem-estar animal, o programa de enriquecimentos ambientais usou a temática do aniversário e também prestou uma homenagem ao Dia do Gaúcho. Enquanto os macacos-barrigudos ganharam um bolo de melancia, manga e beterraba, as onças apreciaram um saboroso “churrasco” gaúcho estaqueado em espeto de pau.
Conforme a bióloga Tathiana Gosaric, responsável técnica do GramadoZoo, o principal objetivo das atividades é manter o bem-estar animal. “Nós colocamos elementos que os animais não estão habituados no cotidiano, estimulando seus diferentes sentidos. Os pacotes de presente deixados para os macacos, por exemplo, despertam a curiosidade. Buscamos que eles abram os embrulhos para ganhar a recompensa. São colocados bananas, ovos cozidos, pepino e outros petiscos que eles adoram. Quanto mais tempo passam ocupados na atividade, melhor é o resultado”, afirma Tathiana.
Além das onças e macacos, outras espécies irão participar dos enriquecimentos ambientais especiais de aniversário até sábado (23). Tathiana observa que os visitantes podem acompanhar as atividades. “Os enriquecimentos também têm foco na educação ambiental”, diz.
Ainda na programação de aniversário a equipe técnica do GramadoZoo inaugurou mais um molde na Calçada da Fauna, projeto educativo que reúne pegadas de espécies silvestres. O escolhido, dessa vez, foi o ser humano. Para a bióloga, a pegada é simbólica por representar uma espécie com total consciência e capacidade de manter a natureza preservada. “Nós também somos uma espécie e, por ter toda a inteligência, devemos preservar e não destruir”, alerta. O GramadoZoo fica no Km 35, da ERS-115, e funciona das 10h às 16h.