O sucesso da pizzaria temática Hector em Gramado é um exemplo do poder do chamado “storytelling” nos negócios. Afinal, desde a sua abertura, o restaurante se tornou uma atração a mais na cidade gaúcha. Agora, os responsáveis por dar vida ao mago dragão e outros personagens do cenário da pizzaria vão lançar a Hector Hamburgueria Temática, uma experiência gastronômica ainda mais mágica.
Um dos segredos do empreendimento é o desenvolvimento prévio da história e do enredo de Hector e dos demais personagens, antes de explorar o negócio ou pensar no cardápio. Registrada no formato de história em quadrinhos, a aventura “Ônyra e os discos de sabor” é a inspiração para a ambientação da pizzaria e conta com mais de dez mil exemplares de livros vendidos. No caso da hamburgueria, a história a ser explorada é “A Ferrovia Secreta”, essa sim inspirada em Harry Potter.
A franquia Hector pertence a Edward Criativo Studios, empresa responsável pela criação de produtos de experiência. São três sócios, todos com veia artística: o desenhista e storyteller Eduardo Hoewell, Dudu Kny e Will Weber, este, aliás, formado pela Disney Institute. Eles lembram que a pizzaria foi a primeira no país a inaugurar a experiência gastronômica temática, a partir de personagens próprios, criados por brasileiros, e com um conceito diferenciado de ambientação e atendimento. “É uma experiência com o jeito brasileiro de atender, bem próximo do cliente”, explica Will Weber, um dos sócios da marca.
A tendência para negócios temáticos está em alta. No caso de Hector, o mago dragão, as inspirações vão do universo Disney até a saga Harry Potter, está perceptível logo na entrada do restaurante, quando o público embarca em um trem secreto para sua experiência gastronômica e audiovisual.
A nova hamburgueria temática
O premiado chef Júnior Peto foi convidado a assinar o cardápio, que ilustra a história de um jovem dragão azul fascinado por aventuras e criaturas mágicas, seus professores de magia e aprendizes. Pelo lado de fora, a fachada da Hector Hamburgueria temática não terá muitas indicações. Uma pequena vitrine indicará uma livraria antiga. Então, apenas com o bilhete será possível chegar no lugar “secreto”, que na verdade é um trem com janelas digitais que passará por diversos reinos temáticos. O serviço de bordo será feito durante a viagem, batizada de “Hector e a ferrovia secreta”.
A experiência parte do pressuposto de que todos os clientes são aprendizes de magia. Parte dos itens que fazem sucesso na pizzaria estará também no novo restaurante, como por exemplo os atores e personagens caracterizados com figurinos cinematográficos, a ambientação e cardápio que traz opções como bebidas que são elixires e o hidromel (cerveja amanteigada). A novidade será a sobremesa que parece um ovo de dragão, desenvolvida pelo confeiteiro Bruno Silvestrin, campeão do reality show Que seja Doce.
Com um espaço de 140 m2, o restaurante será inaugurado em outubro. A fim de evitar filas, as vendas serão exclusivamente online e com lugar marcado, em três horários diferentes (17h, 19h ou 21h).