Na quinta-feira (06), a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde e Vigilância em Saúde, recebeu uma nova remessa da vacina Oxford/Astrazeneca. Considerado o maior envio de imunizantes desde o início do Plano Nacional de Imunização contra o coronavírus (Covid-19), do Ministério da Saúde, a cidade recebeu 3.201 doses, sendo 3.121 da Oxford/Astrazeneca, referente a primeira dose, e 80 da CoronaVac, correspondente a segunda dose.
Com o recebimento de mais vacinas, Gramado vai ampliar a partir de terça-feira (11), a faixa etária de pessoas com comorbidades que receberão a primeira dose da vacina. Pessoas com idades entre 40 a 59 anos cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BCP), portadores de HIV e pessoas com comorbidades deverão comparecer no posto avançado instalado no Expogramado ou ao Centro Municipal de Saúde (Postão).
Além dos pacientes com comorbidades, a Secretaria da Saúde permanece imunizando as pessoas com síndrome de down, com idades entre 18 e 59 anos, gestantes com ou sem comorbidades, maiores de 18 anos, e puérperas com ou sem comorbidades, também maiores de 18 anos, com até 45 dias após o parto.
Centro Municipal de Saúde (Postão)
De segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Pessoas com síndrome de down (18 a 59 anos)
Necessário apresentar documento pessoal com foto, cartão do SUS ou comprovante de residência, qualquer documento que comprove a condição de saúde.
Pessoas com necessidades especiais cadastradas no BCP (40 a 59 anos)
Necessário apresentar documento pessoal com foto, cartão SUS ou comprovante de residência.
Pessoas vivendo com HIV/AIDS
Necessário apresentar documento pessoal com foto, cartão SUS ou comprovante de residência, autorização da Vigilância em Saúde.
Expogramado
Se segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30
Pessoas com comorbidades (40 a 59 anos)
Necessário apresentar documento pessoal com foto, cartão do SUS ou comprovante de residência, autorização médica, comprovante da receita de medicamentos e exames ou autorização das equipes das Unidades Básicas de Saúde ou Estratégias Saúde da Família onde o usuário do SUS consulta.
Idosos acima de 60 anos
Necessário apresentar documento pessoal com foto, cartão SUS ou comprovante de residência.
Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades maiores de 18 anos
Necessário apresentar documento pessoal com foto, cartão SUS ou comprovante de residência, carteira do pré-natal e autorização médica.
Os critérios poderão sofrer alterações a qualquer momento, em função das regras editadas pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB).