18.7 C
Canela
quinta-feira, julho 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasGramado deve receber 200 mil pessoas no 14° Festival de Cultura e...

Gramado deve receber 200 mil pessoas no 14° Festival de Cultura e Gastronomia

Publicidade

Com o tema “Oliveiras, olivas e azeites de oliva – Harmonizando Sabores”, o 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado foi lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 16. Em evento para a imprensa no Parque Olivas de Gramado, a Gramadotur, autarquia responsável pelos grandes eventos de Gramado, e a Abrasel Hortênsias apresentaram detalhes e novidades do roteiro gastronômico. O mais charmoso evento de gastronomia da Serra Gaúcha ocorre de 8 a 20 de setembro. Conforme estimativa da Gramadotur, 200 mil pessoas devem circular pela cidade no período do evento.

Em sua 14ª edição, o Festival de Cultura e Gastronomia vai reunir 16 restaurantes na charmosa rua Pedro Benetti: Belle Vitrine Restaurante, Casa Galo, Cacique Restobar Candido’s Pizza Gourmet, Wazla Burger, Narō Culinária Japonesa, San Tao, La Vinícola, Casa Di Pietro, Malbec Restaurante, Cantibello, Contemporâneo, Olivas de Gramado, Restaurante Armazém da Lolô, Taverny Café e Crêperie e The Waffle King..

Publicidade

Os estabelecimentos credenciados prepararam receitas especialmente para o circuito gastronômico utilizando olivas e derivados do fruto. O evento também contará com bar de drinks, cave com rótulos produzidos pelas vinícolas da Rota do Vinho de Gramado e bar com participação de microcervejarias locais.

Publicidade

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o lançamento do Festival de Cultura e Gastronomia é um momento de imensa alegria. “Estamos em plena realização do 50° Festival de Cinema de Gramado e nos reunimos aqui no Olivas de Gramado para fazer o lançamento do 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que é um evento muito interessante. Os gramadenses adoram curtir o Festival de Gastronomia e, claro, os nossos turistas também prestigiam. É um momento de encontros e reencontros para saborear a boa mesa em um ambiente mais descontraído, a rua Pedro Benetti”, afirma Rosa Helena, que agradeceu a todos os patrocinadores, parceiros e apoiadores.

Em 2022, o festival volta a promover atividades tradicionais. Em formato presencial, as oficinas da Cozinha Experimental, que foram transmitidas apenas de maneira virtual em 2021, voltam a fazer parte da programação e poderão ser conferidas na Escola Chef Gourmet e no Senac Gramado. Além de professores do Senac e da Chef Gourmet, também ministram as oficinas mestres da UCS. Outra atração do evento é o Concurso Melhor Chef, que é desenvolvido pelo Senac e vai envolver chefs de cozinha de restaurantes locais.

Em parceria com a Abrasel Hortênsias, o evento também volta a ter a Corrida dos Garçons, o Tour Gastronômico e os Festins, que são jantares e almoços harmonizados que levam a assinatura de chefs nacionais e internacionais. Uma variada programação musical, que vai valorizar os artistas locais, também está prevista para ocorrer na rua Pedro Benetti.

O 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é apresentado pelo Ministério do Turismo – Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio master: Laghetto Golden Propriedades. Patrocínio: Stella Artois. Co-patrocínio: Oxford e Strauss. Companhia aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi – Pioneira 120 anos, Escola Chef Gourmet, Senac Gramado, UCS, Adylnet, Lagos de Gramado Chocolates Artesanais, Stemac Grupo Geradores e Cristais de Gramado. Apoio institucional: Ibraoliva. Colaboradores: Materia Capitão Rodrigo e Hard Rock Café. Agente cultural: Marca Produções Artísticas. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Correalização: Abrasel Hortênsias. Financiamento: Pró Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. Mais informações em www.festivalgastronomiagramado.com.br.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | A tradicional Festa Colonial de Canela contará com um evento especial neste domingo, 28 de julho. A partir das 15h, ocorrerá a aguardada escolha das soberanas, um dos momentos mais esperados da celebração. As candidatas desfilarão e...
REGIÃO | Em 18 unidades prisionais do Estado, são produzidos itens em oficinas de marcenaria para pessoas atingidas pelas enchentes. Até o momento, já foram confeccionados 216 móveis, como berços, camas e armários, 287 casinhas para cachorros e cerca...
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.