GRAMADO | Na tarde desta quarta-feira (15), a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização de Gramado realizou uma Audiência Pública para apresentação do edital de licitação para concessão do novo sistema de Transporte Público Coletivo Urbano e Rural do município. Durante a apresentação, o diretor de Licitações e Contratos, Frederico Pellicioli, detalhou os principais pontos do certame, que será lançado ainda nesta semana. A concorrência ocorrerá na modalidade eletrônica.
O processo prevê a modernização completa do sistema de transporte, com aumento de veículos, ampliação de viagens, melhorias tecnológicas e redução da tarifa. “É um processo robusto e estratégico, que foi construído com muito critério técnico. Temos confiança de que trará avanços reais para a mobilidade urbana e mais qualidade para os usuários”, afirmou Frederico.
O novo sistema contará com 24 veículos (atualmente são 18), sendo nove deles com ar-condicionado. A média mensal de viagens passará de 1.620 para 3.639, e a quilometragem mensal aumentará de 71.371 km para 106.343 km, ampliando significativamente a cobertura e a frequência do serviço.
Um dos principais destaques é a redução da tarifa: dos atuais R4,90 para R 4,00. “Essa redução é um estímulo direto para que mais pessoas utilizem o transporte público. Queremos oferecer um serviço moderno, confiável e acessível, que seja uma verdadeira alternativa para o dia a dia da população”, afirmou o secretário de Trânsito, Tiago Procópio.
O prazo da concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Entre as obrigações da nova empresa concessionária, estão: expansão de linhas e rotas; renovação da frota; adoção de tecnologias para controle operacional e informação ao usuário; redução de emissão de poluentes; bilhetagem eletrônica; e atendimento presencial por meio de um escritório comercial no Centro da cidade. A expectativa é que o novo serviço passe a operar no início de 2026.