20.4 C
Canela
terça-feira, abril 23, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPolíticaGilberto Cezar e Any Brocker levam projeto para nomear Estrada do Caracol

Gilberto Cezar e Any Brocker levam projeto para nomear Estrada do Caracol

Publicidade

O prefeito em exercício Gilberto Cezar e a empresária e CEO da Brocker Turismo Any Brocker Boeira, realizaram uma ação na sexta-feira (28) em Porto Alegre com a finalidade de promover a cultura histórica de Canela.

Gilberto e Any, acompanhados da autora Liliana Reid, presentearam as autoridades e representatividades do estado com o Almanaque da História e do Turismo de Canela, e usaram o livro como base, acompanhado do projeto, para solicitar a Assembléia Legislativa do estado que batize a ERS-466 (Estrada Caracol) com o nome de um dos primeiros moradores de Canela, Guilherme Wasem. O deputado estadual Matheus Wesp recebeu prontamente o projeto e já protocolo o pedido, que deve ser aprovado já nos próximos dias.

Publicidade

Na oportunidade o projeto e a cultura histórica local também foram apresentadas ao governador do estado Eduardo Leite, ao deputado federal Lucas Redecker e ao secretário de turismo do estado Ronaldo Santini.

Publicidade

SOBRE A BASE HISTÓRICA DO PROJETO

O Caracol foi o berço do turismo regional, desde os primórdios do século XX, com seus hotéis e casas de veraneio. O primeiro morador do Caracol foi Guilherme Wasem e sua esposa Bárbara, imigrantes prussianos vindos de Dörrebach (no estado da Renânia-Alemanha) e seus filhos. Eles haviam chegado ao Brasil em junho de 1847, se estabelecendo na Colônia Campo Ocidental, hoje Hamburgo Velho, onde viveram durante 20 anos. Em suas viagens a trabalho pelo Rio Grande do Sul, Guilherme conheceu a atual Região das Hortênsias e em setembro de 1863 decidiu aventurar-se com sua família Serra acima instalando-se nas terras onde se encontrava uma linda cascata entre matas virgens. Guilherme Wasem obteve junto ao império do Brasil um bom espaço de terra, dividido entre arroios e foi construindo seu novo lar próximo a cascata. A própria cascata foi batizada, inicialmente, de Cascata Wasem. Com o passar dos anos, os filhos foram formando suas próprias famílias, e outros moradores foram se fixando no Caracol iniciando uma comunidade pujante. Guilherme Wasem faleceu no Caracol, em 1899, e assim como seus filhos e muitos descendentes está sepultado no cemitério da mesma localidade.

“ É muito importante preservar a história de nossa cidade, neste momento de pleno crescimento, onde estamos recebendo diversos empreendimentos, pois o turismo tem como alavanca a cultura, a história e a natureza”, destaca Gilberto Cezar.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Representantes da Polícia Civil e Brigada Militar de Canela estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira, 22, no Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Canela. O motivo foi um treinamento especializado para o uso...
CANELA - O destino Canela foi apresentado, na tarde de sexta-feira (19.4), para cerca de 400 agentes de viagens do Nordeste e de alguns estados do Sudeste e Centro-Oeste, durante a 8ª Rodada de Negócios da Foco Operadora, que...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.