14.8 C
Canela
domingo, abril 28, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSegurançaFique atento para o golpe da compra falsa através da internet

Fique atento para o golpe da compra falsa através da internet

Publicidade

Assim como a internet evoluiu muito nos últimos anos, os estelionatários também vem aperfeiçoando seus golpes. Eles aproveitam a facilidade que existe com a compra e venda de mercadorias pela internet para levar vantagem sobre aqueles que estão mais desatentos. É a evolução do conhecido “golpe do bilhete premiado” que já fez inúmeras vítimas.

Nesta semana, por pouco uma jovem não acabou entrando para o rol das estatísticas das vítimas. Ela anunciou um celular para venda no site do Mercado Livre. Não demorou para o golpista entrar em contato manifestando interesse em comprar o aparelho.

Publicidade

O golpista conseguiu o contato da vendedora por telefone, e pelo whatsapp solicitou o e-mail para enviar o comprovante de pagamento, no valor de R$ 2.500,00. Sem desconfiar, a vendedora passou o endereço de e-mail. Logo recebeu informação que supostamente seria do Mercado Livre, salientando que o pagamento já havia sido feito e que ela poderia enviar o telefone.

Publicidade

Embora a mensagem tivesse o layout do Mercado Livre, desconfiou do endereço de remetendo, que não condizia com o site. Logo o golpista voltou a fazer contato questionando se ela tinha recebido mensagem do site. Ela afirmou que não tinha recebido nada e em seguida, o golpista voltou a enviar e-mail com o mesmo conteúdo, o que confirmou tratar-se de um golpe. Além disso, o suposto comprador usava uma conta comercial e na foto de perfil, ao invés de logo relacionado a empresa, usou uma foto de uma moça de biquini.

O golpista ainda seguiu insistindo, dizendo que era para postar logo no correio o celular, pois queria que chegasse a tempo de presentear sua filha. No entanto, a vendedora não caiu no golpe. Ela relatou ainda que soube de outra pessoa que caiu em um golpe semelhante, onde a vítima acabou enviando pelo correio um notebook e nunca recebeu o dinheiro. A vendedora ainda fez um boletim de ocorrência e a tentativa de golpe será investigada.

Dicas importantes

Para evitar o golpe, a melhor dica é ter atenção. É indispensável checar que aquela mensagem vem efetivamente da plataforma. Observar o domínio do e-mail. Os criminosos podem trocar uma letra, colocar uma a mais ou a menos. São pequenos detalhes que, em uma análise rápida, a vítima pode não perceber.

Outro ponto de extrema importância é realizar toda a operação dentro da plataforma. O vendedor não deve informar o e-mail ou o número do WhatsApp sob nenhuma hipótese. Além disso, não se deve clicar em links suspeitos, observando a URL com bastante atenção.

Orientação do Mercado Livre

Para garantir uma negociação segura, o Mercado Livre orienta seus clientes a sempre verificarem o status de suas vendas e/ou compras na área “Minha conta”, disponível ao usuário logado no site. O cliente não deve considerar nenhuma mensagem nem enviar o produto antes de checar as informações de sua conta e a existência de crédito especificamente nesse canal.

O usuário vendedor é orientado também a checar a veracidade do e-mail recebido, para verificar se realmente tem como remetente o Mercado Livre ou o Mercado Pago, conforme indicado no site.

A empresa também reforça que, precisamente para garantir a segurança dos usuários, dados de contato, como endereço de e-mail e número de celular, não devem ser informados a outros usuários diretamente antes da concretização da venda por meio da plataforma. Todas essas recomendações estão disponíveis nos Termos & Condições de Uso do site, e o usuário também pode denunciar um e-mail falso na Central de Vendedores, site destinado à comunidade de vendedores do Mercado Livre.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Na sexta-feira (26/04), o Comandante do 2° Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, 1º Tenente Marco Antônio Ritter, realizou a apresentação formal da entrega de um servidor digital e equipamentos de informáticas doados para uso institucional. Os...
Medeiros foi escolhido entre quase 50 clubes de 28 cidades.CANELA - O Lions Clube realizou, na noite de sexta-feira (26), a abertura oficial de sua Convenção anual do Distrito LD-2, na presença de mais de quatrocentos associados. Na solenidade,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.