Com o objetivo de difundir informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e assim reduzir a discriminação e o preconceito, o dia 02 de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 como o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.
Em Gramado, duas ações marcaram a data no sábado (01). Pela manhã, uma carreata promovida pela Associação de Pais e Amigos do Autista Canela e Gramado (AMA) percorreu as ruas centrais de Gramado em direção a Várzea Grande. De tarde, a APAE Gramado, em parceria com entidades e associações locais, promoveu o Piquenique da Inclusão no Lago Joaquina Rita Bier. As duas iniciativas buscaram chamar atenção para o autismo a fim de que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, que são fundamentais para seu desenvolvimento.
Sobre o TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, que não apresenta cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente. No ano de 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A lei garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social para esse público.