CANELA | Hoje, 16/07, no Espaço Nydia Guimarães, em Canela, às 19h, será exibido o filme O Botão de Pérola (El Botón de Nácar), longa-metragem chileno de 2015, com duração de 82 minutos e direção de Patricio Guzmán. A exibição integra a programação do Consciencine, uma mostra que nasce do encontro entre imagem e consciência.
O filme oferece uma experiência audiovisual que conecta os acontecimentos do regime de Augusto Pinochet, durante a ditadura militar chilena, com outros episódios da memória do país. A partir de uma experiência de cinematografia rigorosa, assinada pela diretora de fotografia Katell Djian, El Botón de Nácar é feito de metáforas visuais que estão a serviço de um argumento profícuo: a água tem memória. Em torno desta inferência, as imagens do filme constituem um conjunto de formas obtidas por meio de recursos particulares da direção de fotografia. Diante dessas imagens, é possível construir uma reflexão sobre o modo como sua captura tática intensifica a ideia de que a água tem memória, e amplia nosso olhar a respeito da relação da água na Terra com a dinâmica do Universo.
A sessão é gratuita.
O projeto Canela Cineclube Apresenta: Conciencine está sendo realizado com recursos da Lei Complementar 195/2022, da Lei Paulo Gustavo, edital 14/2023. “Esta ação utilizará o cinema como ferramenta de reflexão, consciência e transformação”, ressalta Sabrina Sá, diretora do Departamento de Cultura de Canela. Toda comunidade pode participar das sessões.
O projeto contará, também, com exibições em Gramado e São Francisco de Paula, com oficina para professores, ações e capacitação em acessibilidade, além de bate-papos com convidados especiais.