13.4 C
Canela
terça-feira, maio 21, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasFilhote de jaguatirica passa por primeira avaliação no GramadoZoo

Filhote de jaguatirica passa por primeira avaliação no GramadoZoo

Publicidade

O GramadoZoo registrou em 10 de agosto o nascimento de uma jaguatirica. Após 45 dias, a equipe realizou, na terça-feira (26), a primeira avaliação médica e constatou que o filhote é uma fêmea. Para evitar o estresse da mãe, os técnicos apenas monitoraram os felinos à distância. “Optamos por não separar a mãe e o filhote nos primeiros dias de vida. Fizemos o monitoramento diário sem interferir. Ela é uma mãe super atenciosa”, destaca o veterinário Jorge Lima, responsável técnico do GramadoZoo. Além do sexo do filhote, o médico veterinário fez vacinação, microchipagem e coletou fezes para exames. “O quadro clínico é excelente”, atesta.

O veterinário explica que a avaliação foi realizada no próprio recinto onde vivem mamãe e filhote para preservar o bem-estar. “Quanto mais tempo a mãe fica longe do filhote, mais estresse pode gerar. É um cuidado, especialmente, com o bem-estar da mãe, que está amamentando e cuidando muito bem da cria”, diz Lima. 

Publicidade

Conforme o especialista, o nascimento em cativeiro demonstra adaptação ao manejo do GramadoZoo. “Quando ocorre a reprodução, é sinal de boa alimentação, saúde e bem-estar animal”, diz.

Publicidade

Segundo Lima, a espécie está ameaçada pela caça predatória e pela destruição de seu habitat. O nascimento de jaguatiricas no GramadoZoo não é novidade. Os últimos filhotes nascidos em Gramado foram transferidos para o Zoo da UCS, em Caxias do Sul, e para o Zooparque Itatiba (SP). “É um intercâmbio de zoológicos para conservação de espécies. E, um dos principais fatores para a conservação, é a distribuição genética dos animais”, diz o veterinário.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
Ação solidária para famílias de Gramado e região foi estendida até 27 de maioGRAMADO - A pizzaria temática Kongo está realizando uma ação solidária que visa arrecadar donativos para ajudar as famílias mais necessitadas de Gramado e região. A...
GRAMADO - Um grupo de costureiras voluntárias está se reunindo no Gabinete da Primeira-dama Jandira Tissot diariamente para confeccionar cobertores de soft e roupas de cama que são doados às famílias atingidas pelas chuvas em Gramado e nas cidades...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.