Evento paralelo ao Sonho de Natal 2021, o Festival de Gastronomia & Vinhos encerrou a temporada premiando chefs de Canela que ajudaram a transformar a praça central da cidade em espaço de gastronomia e muita diversão por mais de 50 dias. Com pratos a preços especiais, shows e cashback solidário, que gerou 1kg de alimento a cada ticket vendido, o evento também comemorou cerca de 8 toneladas de alimentos que serão doados nos próximos dias para o Hospital de Caridade de Canela. A realização foi da Blue Show e da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, que apostaram no fortalecimento da economia local. Depois do sucesso em Canela, o festival agora se tornará itinerante.
– O sucesso do evento fica comprovado pelo cashback solidário, realizado de forma inédita no país, e pela valorização dos artistas locais. Tivemos durante todo o período uma intensa programação e o evento caiu no gosto dos turistas que prestigiaram a nossa gastronomia e a nossa cultura. Agora o festival seguirá com novas edições pelo Rio Grande do Sul e até mesmo por outros Estados brasileiros – adianta Alexandre Rangel, diretor da Blue Show e idealizador do Festival de Gastronomia & Vinhos – adianta Alexandre Rangel, diretor da Blue Show e idealizador do Festival de Gastronomia & Vinhos.
As massas finas do restaurante Pappardelle, elaboradas pelo chef Paulo André da Rosa foram as mais vendidas e o título de chef revelação ficou com Fábio dos Santos, que preparou a polenta mole com ragu de carne com linguiça e queijo. Os dois receberam panelas da Multiflon, como premiação.
No Festival, que ocorreu de 22 de outubro até 9 de janeiro, os turistas experimentaram o melhor da culinária feita exclusivamente por chefs da cidade serrana em espaço aberto ao público, seguro e próximo da Catedral de Pedra, onde ocorreram os principais eventos natalinos, o que criou um novo fluxo turístico no período mais movimentado do ano. Foram diferentes estações gastronômicas comandadas por diferentes chefs e restaurantes locais com receitas pensadas para harmonizar com mais de 20 rótulos de vinhos e espumantes assinados pelas vinícolas Jolimont, Dunamis e Nieto Senetiner, e também com os chopps da Brahma e Patagônia.
A estrutura de mais de 2 mil metros quadrados ofereceu palco para músicos locais, que mostraram o seu trabalho animando o público com ritmos que foram do tango ao pop rock, passando ainda por clássicos internacionais e da música gaúcha. As crianças também puderam aproveitar um lounge do Paradouro Kids, com recreação, brincadeiras e oficinas gratuitas.
– Foi um evento muito bacana, os restaurantes puderam retomar a participação nos festivais, movimentando a sua economia. O evento oportunizou aos turistas e aos locais ótimas opções gastronômicas, bebidas e música ao vivo. Para a Abrasel é um prazer estar envolvida em um evento como este, que também deixa um legado para a cidade com as doações – destaca o diretor executivo da Abrasel Hortênsias, Alberto Ecker.
O evento garantiu a segurança do público com diversos protocolos sanitários, como controle de acesso, uso obrigatório e correto da máscara, distanciamento e higienização permanente de todos os espaços compartilhados.
Além da realização da Blue Show e da Abrasel, o Festival de Gastronomia & Vinhos em Canela contou com patrocínio de Vinícola Jolimont, Brahma Boutique’In, Multiflon, Móveis Masotti, Parque Terra Mágica Florybal, Água das Hortênsias e Motasa, e ainda com o apoio do Sebrae RS e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Canela.