GRAMADO | Os resultados da 34ª Festa da Colônia de Gramado, que encerrou no último domingo, dia 18, no Complexo Expogramado, superaram as mais otimistas previsões. Após ser interrompida em 2024 por conta das chuvas de maio, o evento retornou com pleno vigor e quebrando recordes em todos os setores neste ano. Em 19 dias de programação ininterrupta, o faturamento total dos produtores nos diferentes setores da festa cresceu 47,7% em comparação com 2023.
Conforme relatório da Emater/RS-Ascar – Escritório de Gramado, foram comercializados nos fornos e biers 15.712 cucas, 8.000 mini-cucas, 5.431 pães, 50 mil pãezinhos de linguiça, 70 mil bolinhos de batata e 15 mil bolinhos de aipim, além de serem servidas 17.562 refeições nas cozinhas alemã e italiana e 1.009 cafés coloniais. O levantamento aponta, ainda, que foram utilizados 14.260 quilos de farinha e 10 mil quilos de batata e consumidos 21 mil copos de chopp.
De acordo com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a edição de 2025 é histórica para os agricultores gramadenses, que ficam com o faturamento integral da festa. “Tivemos o melhor resultado de festa de todos os tempos, o que nos deixa felizes porque sabemos o empenho de todos os colonos. Temos muito a festejar. A festa vem sendo não só o evento mais querido dos gramadenses, mas cada vez mais super visitada pelos turistas”, comemora Rosa Helena.
Para Eugênio Brezolla, um dos responsáveis pelo Restaurante da Nona, a 34ª edição superou todas as outras em resultados. “Faz 11 anos que participo e, desde que comecei, foi a maior de todas. Batemos 10 mil refeições servidas na nossa cozinha”, diz Brezolla.
Quem confirma o crescimento é Roseli Wagner, da Família Wagner Geleias Artesanais, da Linha 15. “O clima ajudou bastante. Tivemos um crescimento de mais de 50% nas vendas em comparação com 2023. Foi cansativo, mas a feira foi boa. A festa é importante para a venda direta e também para fazer contatos”, afirma Roseli.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, comemora o resultado alcançado na festa. “Foi uma festa linda e histórica! A Prefeitura e a Gramadotur cuidaram de cada detalhe, com o propósito de entregar um evento impecável para os nossos colonos e também aos milhares de turistas e gramadenses que prestigiaram esta edição. Faço um agradecimento especial a todas as equipes de trabalho envolvidas, a dedicação das meninas que representaram nossa corte, aos artistas que animaram e encantaram o público, além é claro, aos nossos produtores rurais que mereciam uma festa desta magnitude”, agradece o prefeito.