Na noite de quarta-feira, 11, o vereador Felipe Caputo esteve presente na formatura do Programa de Educação de Resistência às Drogas e Violência (PROERD), trabalho desenvolvido na comunidade através da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas. A formatura teve a entrega de certificados de conclusão, medalhas e camisetas, para todos os participantes.
Na oportunidade também, o vereador Felipe Caputo foi homenageado pelo Capitão Dill, por acreditar no PROERD e encaminhar uma emenda de apoio ao projeto: “A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas. Eles estão de parabéns e eu sempre apoiarei ações assim”, lembrou Caputo.
20 ANOS DE PROERD EM CANELA
O PROERD chegou na área do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) no ano de 2001. E o município de Canela foi um dos pioneiros na região, iniciando neste mesmo ano a desenvolver as aulas nas escolas, com seis turmas e 350 alunos.
De lá para cá, mais de quatro mil alunos passaram pelas instruções do PROERD. Neste primeiro semestre de 2022, 400 alunos de 17 turmas de 5º anos, de 15 escolas, participam do PROERD. Número que será repetido no segundo semestre.
O PROERD trabalha as habilidades básicas e fundamentais, além do processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:
– autoconhecimento e autogerenciamento;
– tomada de decisão responsável;
– compreensão dos outros (alteridade);
– habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
– habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.