17.6 C
Canela
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioEducaçãoFeira do Livro de Gramado acontecerá em outubro

Feira do Livro de Gramado acontecerá em outubro

Publicidade

Buscando mais tempo para que se estabeleça uma condição de maior vacinação em todo o território nacional e, consequentemente, gere mais segurança à comunidade local e visitantes, a Secretaria da Cultura de Gramado anuncia que a 24ª Feira do Livro, que aconteceria em junho, ocorrerá de 01 a 12 de outubro de 2021.

O evento, que terá como patronesse a historiadora e primeira Rainha das Hortênsias da cidade, Iraci Casagrande, trabalha com dois possíveis cenários. O primeiro deles é que possa ser realizado de maneira física, com controle de acessos e protocolos de segurança, contando com comercialização, programação cultural no local e programação pedagógica online; e o segundo híbrido, com atividades acontecendo nas escolas de maneira digital, toda a programação cultural 100% online, com acesso democratizado, e a comercialização de livros ocorrendo de maneira física.

Publicidade

A Secretaria da Cultura conta com a Rua Coberta como cenário ideal para o evento, mas também considera sua realização na Praça das Etnias, ou no Lago Joaquina Rita Bier.

Publicidade

Em consonância com a Feira, deve ocorrer a primeira edição da Jornada Gramadense de Literatura, evento idealizado pela Academia Gramadense de Letras e Artes, e que pretende marcar o início de uma transformação no cenário da literatura na cidade.

“A literatura é minha grande paixão e uma das bandeiras que mais defendo como elemento transformador para qualquer realidade. O acesso à leitura e aos livros precisa ocorrer e precisa ser difundido e facilitado por gestores preocupados com o desenvolvimento de sua comunidade. Por isso, estamos envolvidos constantemente em achar soluções para a realização segura e impactante da Feira do Livro de Gramado. Sei, ainda, que com a chegada da primeira ação da Jornada Literária, em 2022 poderemos ter o evento literário que me propus a realizar desde o primeiro dia de gestão: uma festa ou festival literário que tenha a cara e o tamanho de Gramado”, destaca o secretário da Cultura Ricardo Bertolucci Reginato.

A Jornada Gramadense de Literatura deverá contar com a participação das Secretarias de Educação e Cultura, Gramadotur, Biblioteca Cyro Martins, e, claro, com a AGLA.

“Estamos trabalhando diariamente para buscar condições adequadas e respeitar nossa tão querida Feira do Livro. Mesmo em um ano com tantas dificuldades, temos convicção que a literatura terá seu espaço e que vamos conseguir realizar um evento bonito e seguro”, afirma a coordenadora do evento, Margarete Anschau, da Secretaria da Cultura de Gramado.

Doação de Livros para alunos das escolas municipais

Atualmente o pagamento dos livreiros para participarem da Feira do Livro é feito com a doação de livros para a Secretaria da Cultura. Esses livros posteriormente são repassados à Secretaria da Educação, para que as escolas municipais os utilizem em atividades pedagógicas dentro da programação da Feira do Livro.

A secretária da Educação Simone Tomazelli Andreis recebeu os 783 livos arrecadados pela feira das mãos do secretário da Cultura Ricardo Bertolucci Reginato e da coordenadora da Feira do Livro, Margarete Anschau, na última semana.

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
O destaque foi o lançamento do mais novo curso, o inédito Curso de Mascotes.CANELA - Aconteceu na quarta feira (27), um evento de prestação de contas e apresentação dos resultados, do trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Desenvolvimento e...
GRAMADO - Na tarde desta quinta-feira, 28, o Gramadense viaja até o sul do Estado para seu segundo compromisso pelo Gauchão Sub-17. Em Pelotas, o CEG enfrenta a equipe do Progresso, no CT Rubro Negro, a partir das 15...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.