18.1 C
Canela
domingo, junho 23, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasFeira da Agricultura Familiar de Canela acontece toda sexta na Emater

Feira da Agricultura Familiar de Canela acontece toda sexta na Emater

Publicidade

Inaugurada no dia 30 de setembro, a Feira da Agricultura Familiar promove a venda de produtos coloniais diretamente com o produtor. Idealizada pela Secretaria de Obras e Agricultura, junto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater de Canela em conjunto com os agricultores. Até o momento, são seis agricultores com estande fixo na feira, com a oferta dos mais variados produtos.

O extensionista rural da Emater de Canela, Alexandre Meneguzzo, manifesta como surgiu a ideia da Feira e sua importância para a comunidade. “ A intenção de termos a Feira Livre do Agricultor, é oferecer ao canelense, uma nova alternativa de encontrar produtos típicos da nossa região. Às vezes o encontro de consumidor e produtor é um pouco difícil e na feira, essa conexão fica facilitada.Os primeiros momentos estão sendo muito gostosos, está dando bastante certo”, diz.

Publicidade

Casa das Massas – Bugres

Há mais de oito anos no mercado, a agroindústria Casa das Massas da  localidade de Bugres é especialista em massas caseiras. A agricultora e administradora  da empresa, Patrícia Macedo de Oliveira, conta como está sendo a experiência de participar da feira. “A feirinha está sendo muito importante para valorizar o nosso trabalho, o movimento está muito bom. O boca a boca está correndo e o pessoal está surpreendendo”, fala. 

Publicidade

Além das tradicionais massas, que são especialidade da Casa, Patrícia também oferta outros produtos à população. “ Estamos vendendo cucas, pães e verduras que produzimos lá no nosso sítio”, conta.

Morangos Horizonte – Morro Calçado

Desde 2014, a família Faes dedica a vida à produção e colheita de produtos coloniais, em especial os morangos. Juliano Faes, o principal responsável pela produção, conta como é trabalhar com produtos agrícolas. “Estou na colônia desde os meus oito anos e aprendi muita coisa por lá, cultivamos os morangos e gostamos muito disso”, relata.

Quinta de Marias – Morro Calçado

Depois de viver muitos anos na cidade, Maria Cristina da Silva se mudou para o interior e começou a cultivar alguns produtos coloniais. “ Eu produzo lá no nosso sítio, cogumelos shitake, flores comestíveis e críticos”, conta. 

Maria ainda conta que a ideia de participar da feira vem da vontade dela de contribuir e difundir a qualidade dos produtos do interior do município. “ O pessoal aqui do centro merece conhecer o potencial da nossa colônia. As famílias que vivem da agricultura familiar precisa ter para quem vender”, relata.

Benetti Suculentas – Chapadão

A Benetti suculentas é referência no cultivo de cactos e suculentas na localidade do Chapadão. Na feirinha, eles participam com a venda de inúmeros adornos naturais com as belas modelagem das plantinhas.

Lilian Benetti, nos conta o propósito da participação da feira. “A Feira está sendo um sucesso, é muito interessante para conhecer o pessoal, novos produtos e fazer contatos”, diz.

Maria Salete Herold – Canastra

Com uma bancada coloridíssima, cheia de belas hortaliças, Maria Salete nos conta um pouco sobre a sua história. “Eu sou do interior do Canastra, vivi lá quando era criança e depois vim para a cidade, fiz faculdade e trabalhei. Agora retornei para o interior para trabalhar com a agricultura familiar”, retrata Maria Salete.

Além das verduras, Maria Salete também cultiva vários tipos de chás e plantas medicinais, além das flores comestíveis.

Marinês e Cláudio – Quilombo

Com uma longa história de vínculo com a indústria calçadista, Marinês dos Santos e Cláudio Trein se arriscaram a tentar a vida no campo no ano passado. “Trabalhávamos com calçados, mas quando o desemprego começou a crescer, decidimos mudar os ares e trabalhar com a agricultura”, contou Cláudio.

A especialidade da casa são as verduras, principalmente as folhas verdes.

Foto: Taís Berti

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - O atual administrador do Hospital de Caridade de Canela (HCC), Aristides Feistler, recebeu a reportagem do Jornal Digital Canela para esclarecer dúvidas, relatar mudanças e melhorias que vêm sendo feitas na casa de saúde. “É sempre importante...
CANELA - Em uma iniciativa que visa promover a qualificação profissional no setor rural, o Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela - CIDICA, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR e o Sindicato...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.