GRAMADO – A equipe da Secretaria da Cidadania e Assistência Social trabalha no cadastramento das famílias que foram desalojadas devido às chuvas desde o dia 17 de novembro para pagamento do Auxílio Monetário Emergencial – AME. O cadastro pode ser realizado na Escola Pedro Zucolotto (R. Caldas Júnior, 289 – Três Pinheiros) e na sede da Secretaria (Rua Getúlio Vargas, 484 – Piratini).
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30, e no sábado das 8h30 às 12h30. O prazo para cadastramento se estenderá até o dia 11/12/2023, sendo que neste dia o trabalho ocorrerá direto, das 8h30 às 18h30. A pasta de Cidadania prevê o cadastramento de cerca de 190 famílias. Atualmente, 30 pessoas estão no Ginásio do Bairro Altos da Viação Férrea e nove pessoas no Ginásio do Bairro Piratini.
Poderão fazer a solicitação, todas as famílias que tiveram que sair de suas residências devido aos eventos climáticos de chuvas intensas ocorridas desde o dia 17 de novembro. “É importante que todos procurem os locais de cadastro para que possamos encaminhar estes dados à Secretaria da Fazenda e efetuar o pagamento o mais rápido possível”, destaca o secretário Ilton Gomes.
A lei do Auxílio Monetário Emergencial – AME prevê um auxílio no valor de R$ 1.375,00 para cada unidade familiar atingida. O benefício terá caráter temporário, sendo que as famílias que já retornaram para suas residências terão direito a uma única parcela e as que permanecem desalojadas terão o benefício pelo período que o imóvel permanecer interditado pela Defesa Civil, até o limite de 6 parcelas.
Para a solicitação, deverão ser apresentadas cópias dos seguintes documentos:
– RG/CPF do solicitante e esposo (a)
– Comprovante do endereço interditado pela Defesa Civil (luz ou água)
– Matrícula do imóvel ou Contrato de compra ou venda
– Contrato de locação ou declaração do proprietário que era locatário
Crédito: Ascom/PMG