24 marcações e só 9 comparecimentos. Esse é um exemplo de agendamento realizado pela Secretaria da Saúde na especialidade de urologia, onde a maioria dos pacientes acabou não comparecendo à consulta médica. Infelizmente, esse não é um caso isolado.
Segundo o secretário adjunto da Saúde, Volnei Desian, diversos exames são esquecidos e pacientes não comparecem às suas consultas. “Quando uma pessoa marca uma consulta no SUS e não comparece, sem avisar com antecedência, ela acaba prejudicando outras pessoas que estão aguardando por aquele atendimento, além de ser um prejuízo aos cofres públicos”, conta.
Por isso, a Secretaria da Saúde faz um apelo à comunidade, para que mantenha seus cadastros atualizados, compareça aos atendimentos e retire os resultados de seus exames. “A atual gestão tem realizado um trabalho incansável na busca por melhorias na saúde pública, contratando novos profissionais e trazendo especialidades que antes não eram oferecidas, mas a população precisa fazer a sua parte”, completa Volnei.