20.9 C
Canela
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioCulturaEvento lúdico se transforma em livro infantil que destaca a importância de...

Evento lúdico se transforma em livro infantil que destaca a importância de brincar longe das telas

Publicidade

Evento lúdico criado em 2019 pela produtora gaúcha Blue Show para estimular a imaginação e a interação entre as crianças, o Paradouro Kids agora também ganha uma versão em livro. A publicação infantil, escrita pela autora Daniela Brusco, com ilustrações de Gabriela Molinaro, destaca a importância de brincar longe das telas, interagindo com outras crianças, e traz uma linguagem simples e de fácil compreensão, com rimas, para incentivar a leitura na fase inicial da alfabetização.

A novidade foi lançada gratuitamente no 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, em versão digital no site www.paradourokids.com.br, com recursos de acessibilidade que incluem audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de atividades divertidas, como desenhos para colorir, jogo de memória e caça-palavras.

Publicidade

Além da versão disponível para o público, foram distribuídas 850 cópias do livro, em formato impresso, para alunos da segunda série de escolas da rede municipal e estadual das cidades de Gramado, Canela e São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha.

Publicidade

Paradouro Kids – O Livro conta a história de três crianças que foram perdendo a sua cor após passarem muito tempo em frente às telas, sem interagir umas com as outras. Até que seus brinquedos – o Unicórnio, a Bailarina, o Dinossauro e o Astronauta – decidem fazer algo para mudar essa situação, encontrando maneiras de chamar a atenção da garotada. Quando os pequenos voltam a brincar entre si, recuperam a convivência e o colorido da infância.

Indicado principalmente para crianças entre 4 e 8 anos de idade, que possam criar o hábito de leitura a partir dos pais ou na fase inicial de alfabetização, o livro também reforça a importância do contato com a leitura logo nos primeiros anos. “Sabe-se da grande importância da leitura em qualquer fase da vida, pois ela é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo. A literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário”, explica a autora.

Desenvolvida durante a pandemia, a obra foi idealizada pelo empresário e produtor cultural Alexandre Rangel: “Foi uma maneira que encontramos de levar a alegria do projeto para o Brasil inteiro. Agora, as crianças não precisam esperar ter um evento do Paradouro Kids para brincar. Elas podem interagir com o livro sempre, em qualquer momento do dia, seja na escola, em casa ou com os amigos”.

A produção da obra foi viabilizada com financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010, com patrocínio de Deutschips e Vitivinícola Jolimont.

SERVIÇO – LITERATURA INFANTIL

Paradouro Kids – O Livro

Escrito pela autora Daniela Brusco, com ilustrações de Gabriela Molinaro

Lançado pela produtora Blue Show, com edição da Bichinho Editora

40 páginas

Disponível gratuitamente no site www.paradourokids.com.br, com recursos de acessibilidade que incluem uma janela de Libras e audiodescrição, além de atividades divertidas, como desenhos para colorir, jogo de memória e caça-palavras

Sobre a autora

Natural de Sananduva, no Rio Grande do Sul, Daniela Tartari Brusco é produtora cultural, editora e no ano de 2018 lançou-se no universo da literatura infantil, com a publicação da Coleção AEIOU. Depois, vieram Os Guardiões das Araucárias e a adaptação do livro A Rosa kaingang, todos publicados pela Editora Bichinho. Criar histórias infantis e dar vida a elas através dos livros, tornou-se sua grande paixão e sua nova profissão.

Sobre a ilustradora

Gabriela Molinaro é paulista e sempre teve uma relação íntima com arte e tudo que envolvesse criatividade. Apaixonada por livros ilustrados desde a infância, começou a estudar desenho na adolescência e formou-se em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em 2018. Hoje, dar vida a novos personagens e histórias tornou-se sua profissão.

Sobre o evento Paradouro Kids

Idealizado pela Blue Show, o projeto itinerante surgiu em 2019, na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, unindo um espaço e uma programação totalmente dedicados ao público infantil. Com uma estrutura modular e sustentável, que pode ser desmontada, reciclada e transportada para diferentes ambientes, o Paradouro Kids reúne brinquedos modernos e interativos e realiza oficinas de slime e diversas outras atividades que vão da distribuição de balões à pintura facial, fazendo a alegria das crianças! A iniciativa também estimula a imaginação e a criatividade relembrando brincadeiras antigas, como amarelinha, cabo de guerra, batata-quente, corrida de saco, dança da cadeira, morto-vivo, pular corda e caça ao tesouro, além de morceguinho-morcegão. Com um lounge também pensado para os pais aguardarem ou brincarem com seus filhos, o Paradouro Kids é atração para a família toda!

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Será durante o 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro de tecnologia para Prefeituras do Estado.CANELA - O Rio Grande do Sul vai conhecer os Prefeitos Inovadores 2024 do Estado na próxima semana. Trinta e um...
GRAMADO - Desde o início de março, os pavilhões do Expogramado estão sendo preparados para a realização da 33ª edição da Festa da Colônia, que inicia no dia 25 de abril. A programação ocorrerá diariamente, com exceção da quarta-feira,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.