A Prefeitura de Canela, por meio das Secretarias de Educação e da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Senai, iniciou nesta semana o Projeto Vocações Profissionais que é voltado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, no turno inverso da escola. As atividades estão sendo desenvolvidas na estrutura do Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela, dentro da proposta do Programa Canela Cidade Empreendedora, envolvendo 50 alunos que manifestaram interesse em participar do projeto e foram selecionados com base no currículo escolar.
O curso terá continuidade ao longo dos próximos meses sendo dividido em quatro etapas: Robótica Lego, Preparação para o Mundo do Trabalho, Mecânica Industrial e Introdução a Gestão, Inovação e Empreendedorismo. O coordenador técnico do Senai, Roniere Santos, explica que o objetivo é auxiliar os jovens na escolha de suas carreiras oferecendo capacitações nas áreas da tecnologia e da inovação. “Vamos apresentar alternativas e as possíveis vocações que estes jovens podem ter na vida profissional, preparando estes alunos para ingressarem no mercado de trabalho. O propósito é formar um grupo de elite que saiba lidar com as tecnologias disponíveis”, projeta Ronieri Santos.
METODOLOGIA LEGO ZOOM
Nas aulas inaugurais, divididas em duas turmas de 25 alunos, os jovens foram apresentados a ferramenta Lego Zoom tendo desafios na área da robótica com atividades relacionadas as disciplinas de matemática e física. Divididos em grupos os estudantes realizaram trabalhos colaborativos através de dinâmicas coordenadas pelos instrutores do Senai, Ederson Pacheco e Ubiratan Colombo Camilo.
As oficinas incentivam novas ideias com base na metodologia da Lego Zoom na qual os alunos trabalham com programação e peças de montar. “É o primeiro contato com a programação para a construção de robôs! Os estudantes são desafiados a buscarem propostas de soluções inovadoras para as problemáticas apresentadas nas aulas”, destaca o instrutor Ederson Pacheco.
Entre os participantes mais empolgados estava o estudante Igor Carvalho de Souza, 15 anos, aluno da Escola Municipal Dante Bertoluci. “Estou curtindo bastante! É muito importante para o nosso desenvolvimento nos estudos e vai ajudar na nossa carreira profissional”, comentou Igor.
PROGRAMA CANELA CIDADE EMPREENDEDORA
Com a proposta de criar um ambiente favorável ao empreendedorismo no município, seguindo o Programa Canela Cidade Empreendedora, o incentivo nas áreas da tecnologia e inovação é uma política de governo da Administração Municipal. “Estamos em busca do fortalecimento de uma nova matriz econômica para Canela. Investir e capacitar profissionais nestes seguimentos é essencial para o desenvolvimento da nossa cidade”, projeta o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo. Já para o secretário Adjunto de Educação, Rafael Silva Cardoso, a inovação é a transformação do pensamento tecnológico. “Isso fará toda diferença na trajetória profissional destes jovens”, avalia.
As aulas inaugurais contaram com a presença do prefeito Constantino Orsolin, do vice-prefeito Gilberto Cezar e dos vereadores Alfredo Schafer, José Vellinho Pinto e Emília Fulcher, além do presidente da ACIC, Lucas Dias. “Essa é a verdadeira revolução educacional! Aproveitem a oportunidade e tenham muitas conquistas ao longo de suas vidas, pois Canela precisa de vocês”, disse o prefeito Constantino aos jovens presentes. “Nossa cidade está crescendo muito rápido e o mercado de trabalho necessita mão de obra qualificada. É apenas o início de uma longa caminhada”, completou o vice-prefeito Gilberto Cezar.
Foto: Taís Berti