No começo da tarde desta sexta-feira (28), a Brigada Militar prendeu um estelionatário que aplicou golpes em pelo menos oito estabelecimentos (do ramo hoteleiro e gastronômico) e ainda evitou que ele aplicasse outro em um aluguel por temporada.
Pouco depois do meio dia, a guarnição foi acionada pelo gerente de um hotel no Bairro Planalto, informando que um cliente havia deixado o estabelecimento pela garagem do estabelecimento, sem efetuar o pagamento das diárias por ele desfrutado. Conforme o comunicante ele havia feito algumas transferências bancárias, por meio eletrônico, com o pretexto de pagar parte da dívida, porém todas não confirmadas pelo banco.
De posse das imagens do veículo que foi buscar o suspeito, foi feito contato com o proprietário na intenção de obter o endereço para onde ele pudesse ter ido. Assim os Policiais Militares descobriram que a pessoa que o buscou era o proprietário de um apartamento (aluguel por temporada), onde o acusado se hospedaria e provavelmente usaria da mesma artimanha.
A guarnição deslocou até o endereço repassado, no Bairro Avenida Central, onde abordou o autor. Em conversa com o homem de 28 anos, este confessou que realizou golpes em estabelecimentos da cidade desde o dia 18 deste mês. Entre as vítimas dois hotéis (de alto padrão), duas lancherias, dois restaurantes, uma galeteria e uma loja de lembranças.
Em todos os lugares ele falava basicamente a mesma coisa, que o cartão havia quebrado e realizava uma transferência bancária, porém o dinheiro não compensava nas contas dos comércios.
A Brigada Militar realizou contato em todos os estabelecimentos que foram vítimas do estelionatário, informando da situação, onde os responsáveis deslocaram a delegacia para efetuar registro.
O autor, da cidade de Gravataí, já possui antecedentes por estelionato (nas cidades de Três Passos e Lagoa Vermelha), ainda apropriação indébita, furto de veículo e outros crimes (quando realizou a venda de um veículo locado). Ele foi preso em flagrante e será encaminhado ao sistema prisional.