A última rodada da primeira fase do Varzeano de Gramado foi disputada no domingo (03) e determinou as equipes que seguem na briga pelo título. Na chave A, as partidas foram disputadas no Complexo Esportivo Ernesto Volk, no bairro Piratini. O Independente garantiu classificação direta para a fase semifinal, empatando em 1 a 1 com o 11 Canarinhos B. Com isso, a equipe da Serra Grande somou 10 pontos, ficando com a melhor campanha do grupo. No outro jogo da chave A, o Catorze Bolachopp venceu o Ipiranga por 3 a 2. Com o resultado, o Catorze avançou para a segunda fase, com 9 pontos, em segundo lugar. Já o Jean FC, que somou 6 pontos e ficou na terceira colocação, também disputará a segunda fase.
Pela chave B, os jogos da última rodada foram disputados na Serra Grande. A equipe do De Melo garantiu a vaga direta na semifinal vencendo o Unidos da VM por 8 a 2 e chegando a 10 pontos, ficando com a melhor campanha da chave. Em segundo lugar, e garantido na segunda fase, ficou o 11 Canarinhos A, com 7 pontos. A equipe já havia cumprido seus quatro jogos. O Fênix ficou com a terceira colocação do grupo e a última vaga na próxima fase, somando 7 pontos, já que empatou em 1 a 1 com o Lancheria do Tita.
A segunda fase da competição será disputada no próximo domingo (10). Os classificados sairão de jogos únicos. No campo do Gaúcho, no bairro Mato Queimado, a partir das 15 horas, se enfrentam Catorze Bolachopp e Fênix. Quem avançar enfrentará o De Melo na semifinal. O outro jogo da segunda fase será entre 11 Canarinhos A e Jean FC. A partida será no bairro Carniel, no campo do São Cristóvão, a partir das 15 horas. A equipe que avançar, enfrentará o Independente na semifinal.
Na artilharia, o atleta Cristian Steffen, do Lancheria do Tita, tem 6 gols marcados, seguido dos atletas Cristian de Souza, do 11 Canarinhos A e Everton Moreira, do De Melo, com 5 gols. Já o goleiro menos vazado até o momento é Bernardo Baethgen, do 11 Canarinhos A, com 2 gols sofridos, seguido pelos goleiros Geovani Kunzler, do Independente e Jader Simão, do Fênix, que sofreram 4 gols.