A cidade de Canela tem mais um forte atrativo turístico e cultural com projeto que incrementa a programação de atividades oferecidas para a comunidade local e visitantes. Trata-se do Projeto Estação Cultural em Canela, que prevê a realização de shows e atividades artístico-culturais na Estação Campos de Canella – a Rua coberta, com ações até o final do ano de 2023.
O projeto se apresenta como um evento de referência nacional, com apresentações semanais de música instrumental e intervenções circenses. São duas expressões artístico culturais destacadas que ganham espaço, com o projeto que contempla artistas solo, duos e DJs, trios, bandas locais, regionais e orquestras. “Queremos fomentar um polo de intercâmbio e difusão cultural no Sul do Brasil, com apresentações e intervenções qualificadas, de forma gratuita e em programação contínua”, frisa Sandro Bonatto, da S&S Turismo Cultura e Eventos, responsável pela execução, que se dá através da lei federal de incentivo à cultura.
Como objetivos do projeto estão ainda: fomentar a cadeia produtiva do setor com suas externalidades positivas; valorizar a classe artística e profissionais da cultura; incrementar a movimentação turística, a geração de renda e emprego; transmitir conhecimento de forma extensa e inclusiva para a comunidade local e visitantes; promover espetáculos semanais de intercâmbio e difusão cultural; realizar intervenções circenses ao longo das apresentações instrumentais; fomentar expressões e atividades artísticas que possibilitem a troca de saberes culturais; contribuir com a integração dos artistas locais, regionais e estaduais da classe cultural e da comunidade; e, apresentações culturais de música instrumental e artes circenses com periodicidade semanal, mostrando um panorama do mercado instrumental gaúcho com todos os estilos e vertentes.
Executado sob a tutela do Ministério da Cultura – Governo Federal Brasil União e Reconstrução, tem como apoiadores culturais: Samburá, Buffon, Nutrire, Tide Brasil, Rivatti, Progás, Braesi, Laguetto, Difatto, Ls Nogueira e Estação Campos de Canella.