Com o objetivo de conectar a escola com a vida dos estudantes, contextualizando-as com a realidade local e global, a Secretaria da Educação incluiu novas unidades curriculares na grade do Ensino Fundamental. Os novos conteúdos abordam temáticas indicadas para cada ano escolar e serão integrados a base nacional comum.
Nos anos iniciais, de 1º ao 5º, foram incluídas aulas de Letramento Digital, Inglês, Educação Patrimonial, Educação Financeira e Educação Socioemocional. Já nos anos finais, do 6º ao 9º ano, os alunos passaram a ter aulas de Educação Patrimonial, Educação Socioemocional, Sustentabilidade e Inovação, Comunicação e Uso das Mídias, Educação Financeira e Temas Contemporâneos.
A secretária da Educação, Simone Tomazelli, explica que a carga horária da matriz curricular foi ajustada para poder incluir as novas unidades curriculares. “Foi possível reorganizar e otimizar a equipe já existente na rede municipal de ensino para ministrar as aulas”, diz.
No dia 17 de fevereiro foram realizadas diversas oficinas de formação pedagógica, que deverão estender-se durante o ano letivo, no intuito de instrumentalizar os professores para ministrar as aulas destas unidades. Além disso, a Secretaria da Educação está adquirindo materiais pedagógicos que auxiliarão os docentes na sua prática em sala de aula.