14.3 C
Canela
quarta-feira, junho 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioCulturaEncontro de pintura ao ar livre acontece nesta semana em Gramado

Encontro de pintura ao ar livre acontece nesta semana em Gramado

Publicidade

GRAMADO – O outono em Gramado é a estação conhecida por avermelhar as ruas e bairros da cidade, trazendo o charme da estação. E, nos próximos dias, este cenário servirá de inspiração para artistas plásticos, professores, alunos e amantes da pintura ao ar livre. Isso porque de 02 a 05 de maio ocorrerá o 1º encontro de Pintura ao ar Livre. O evento faz parte do projeto Gramado Natural, que vem sendo realizado desde fevereiro deste ano, onde um grupo de pintores gramadenses já percorreu vinte áreas rurais, retratando as belezas naturais do interior em telas e criando preciosas obras de arte que farão parte de uma exposição que tem sua abertura programada para ocorrer no evento.

Durante o encontro dois eixos do projeto serão atendidos: intercâmbio cultural e mostra de artes. Para participar do intercâmbio junto com Coletivo Plein Air Gramado, anfitrião deste projeto, virão também as Arteiras de Gaia (Florianópolis/SC), o Plein Air RS (Porto Alegre/RS) e Alexandre Reider (São Paulo/SP). Os artistas terão momentos de imersão de pintura pelas áreas rurais e bate-papo e trocas de experiência profissionais.

Publicidade

Já a Mostra de artes ocorrerá nas tardes de sexta-feira (03) e sábado (04), às margens do Lago Joaquina Rita Bier. Na programação será possível curtir apresentações musicais enquanto todos os artistas estarão no entorno do lago, realizando demonstrações de pintura e criando suas obras de arte. “Queremos que na mostra de artes a comunidade possa ter um contato direto com o ofício do pintor, apreciar seu trabalho sendo feito ao vivo, admirar o processo de criação de uma obra de arte e até mesmo conversar e perguntar sobre curiosidades que tenha acerca da profissão do pintor. Por isso, convidamos as famílias para prestigiarem o evento e a programação gratuita”, afirma Alessandro Müller, curador artístico do projeto. A programação da mostra de arte é gratuita e aberta ao público geral, sem restrição de idade.

Publicidade

Ainda nesta edição, o Gramado Natural terá como convidado especial o artista plástico Jeferson Hoffmann, que realiza suas pinturas com a boca. O pintor é o único gaúcho integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os pés, instituição internacional que representa artistas que perderam o uso de suas mãos, seja por nascimento, acidente ou doença, e agora pintam com a boca e os pés. “Assim como em todos os nossos projetos culturais que realizamos, a acessibilidade é uma temática que buscamos trabalhar com bastante ênfase. E não somente a comunicacional ou a arquitetônica, que já possuem suas dificuldades peculiares. Mas também, a acessibilidade atitudinal. Por isso, termos o Jeferson conosco, além de ser uma felicidade gigante, também é uma forma prática de ampliarmos a visão e concretizarmos o mecanismo de protagonismo e participação”, pontua Luana Michel, gestora cultural responsável pelo projeto.

Ainda, o projeto prevê acessibilidade através de audiodescrição de vídeo e imagem, janela de Libras nos vídeos e intérprete de Libras na abertura da exposição de obras. “Para podermos desenvolver a acessibilidade atitudinal toda equipe de trabalho do projeto recebeu uma capacitação com profissional específico, de modo que possamos diminuir as barreiras e estreitar os caminhos para ampliarmos a possibilidade do direito à arte e a cultura para todos”, finaliza Luana.

A programação do evento inicia na quinta-feira (02) com a palestra “Direito à Paisagem”, de Vitor Ortiz e finaliza no domingo (05), com o encerramento do encontro que será realizado no Olivas de Gramado. O parque, apoiador do projeto, será palco para todos os pintores convidados e inscritos no evento.
“Nosso desejo é que tenhamos um final de tarde com o pôr do sol que já é marca registrada do local, onde todos os artistas possam estar com seus cavaletes e pinceis pintando esta beleza ímpar da natureza”, ressalta Alessandro.

Confirma a programação completa abaixo:

02.05 – QUINTA-FEIRA
16h30 – Palestra “A Cultura e o Direito à Paisagem” – com Vitor Ortiz |
Local: Ateliê Centro de Cultura Arno Michaelsen
Atividade gratuita com inscrição antecipada

03.05 – SEXTA-FEIRA
7h30 às 11h30 – Sketch tour para áreas rurais com monitoria e interpretação ambiental – com o biólogo Gustavo De Marchi
Ponto de encontro no Centro de Cultura Arno Michaelsen
Atividade gratuita

9h – Abertura para visitação da exposição Gramado Natural
Local: Centro de Cultura Arno Michaelsen
Atividade Gratuita e aberta ao público

14h às 17h30 – Mostra de Artes e demonstrações En Plein Air com apresentações musicais
Local: Lago Joaquina Rita Bier
Atividade gratuita e aberta ao público

18h – Roda de bate-papo e troca de experiências entre os pintores
Local: Ateliê do Centro de Cultura Arno Michaelsen
Atividade gratuita e aberta ao público

04.05 – SÁBADO
8h às 11h30 – En Plein Air – Linha 28
Local: Garden Park
Atividade por adesão no parque. Acesso ao cupom de desconto com apresentação da inscrição do evento

14h às 17h30 – Mostra de Artes e demonstrações En Plein Air com apresentações musicais
Local: Lago Joaquina Rita Bier
Atividade gratuita e aberta ao público

15h30 às 17h30 – Vivência Arteterapêutica “Natureza, emoções e arte” – com Luciana Muratorio
Local: Lago Joaquina Rita Bier
Atividade gratuita com inscrição antecipada. VAGAS ESGOTADAS

18h – Roda de bate-papo e troca de experiências entre os pintores
Local: Ateliê do Centro de Cultura Arno Michaelsen
Atividade gratuita e aberta ao público

05.05 – DOMINGO
7h30 às 11h00 – En Plein Air – Linha Bonita
Ponto de encontro no Centro de cultura Arno Michaelsen
Atividade gratuita e aberta ao público

15h às 19h – Encerramento – En Plein Air no Pôr do sol da Pedra Branca
Local: Olivas de Gramado (Linha Nova)
Atividade por adesão no parque e com cupom de desconto para inscritos no evento

O transporte para as atividades é de responsabilidade de cada inscrito. Os participantes podem obter o cupom de desconto promocional para acessar o Garden Park, o Olivas de Gramado e para se hospedar na Laghetto Hoteis. Para isto basta entrar em contato com o evento através do perfil no Instagram @gramado.natural. Todas as inscrições ocorrerão no link da bio.
Lembrando que o Gramado Natural não acabará no domingo, dia 5/5. O projeto segue com atividades durante todo o mês de maio. Estão previstas ainda capacitações, cursos e atividades formativas para a classe artística e cultural, além de ações de conscientização para cuidado do meio ambiente, como palestras e mutirão de limpeza em área poluída.

Projeto cultural contemplado no edital 06/2023 para produção de evento voltado a diversas linguagens.
Agente cultural: LM Produções Artísticas.
Financiamento: Fundo Municipal de Cultura de Gramado.
Hotel Oficial: @laghettohoteis

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A Prefeitura de Canela sempre buscando a transparência e a participação cidadã disponibilizou, em seu site oficial, um link direto para que todos possam acessar os documentos elaborados até o momento no processo de criação do novo...
CANELA - A Temporada de Inverno de Canela 2024 promete aquecer os corações e os sentidos de moradores e turistas entre os dias 29 de junho e 11 de agosto. Com uma programação diversificada, o evento se destaca como...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.