Empreendedorismo se aprende desde cedo. E não há lugar mais propício do que a escola, ambiente de aprendizado e convivência por excelência. No município de Canela, a Educação Empreendedora, um dos eixos do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o poder público, ganha cada vez mais espaço em sala de aula. Para isso, o município investe na formação dos educadores da rede pública de ensino, munindo-os de ferramentas e métodos para trabalhar as competências empreendedoras junto aos estudantes.
No final do mês de abril, 120 professores, do 4º ao 9º ano, participaram de duas oficinas online e duas presenciais, realizadas no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (CIDICA). De acordo com a consultora do Sebrae RS, Suzana Zimmer, estas formações visam desenvolver o aluno, tornando-o protagonista de sua própria caminhada, sendo o professor um facilitador deste desenvolvimento. “Isso ajuda a transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo”, destaca.
Entre os temas abordados nos encontros estão: emoções e empatia, argumentação e pensamento crítico, conhecendo histórias empreendedoras e culturas do mundo. A coordenadora do Ensino Fundamental, Educação Especial e EJA na Secretaria de Educação de Canela, Maria Idarlete Prado, diz que as oficinas são fundamentais. “Por meio delas, os professores aprimoram conhecimentos e técnicas para disseminar a cultura do empreendedorismo em sala de aula”, destaca.
Uma das participantes dos encontros, a supervisora escolar da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cônego João Marches, Joseane Almeida, acredita que este tipo de iniciativa contribui para despertar nos professores o espírito empreendedor. “Ao se tornar motivador de tal espírito, repercute no aluno, através de suas ações, situando-o como protagonista no processo de evolução, mudança e crescimento de seu município”, ressalta.
Para as professoras Marilene Berti e Angela Rech, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santos Dumont, os temas abordados nos encontros proporcionaram um impulso para aguçar o empreendedorismo. “Aguardamos com ansiedade as próximas oficinas, para trabalhar cada vez melhor com os alunos na promoção de atitudes saudáveis e capazes de mudanças positivas na sociedade”, reforça Marilene.
Entre os próximos passos do eixo Educação Empreendedora em Canela estão programadas novas rodadas de oficinas e reuniões pedagógicas do Sebrae RS nas escolas. A próxima formação com gestores e professores do 1° ao 9° ano da rede municipal de ensino está prevista para acontecer até o mês de agosto.