22.4 C
Canela
terça-feira, maio 7, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioEducaçãoEducação de Gramado planeja o ano letivo de 2020 com destaque à...

Educação de Gramado planeja o ano letivo de 2020 com destaque à informática

Publicidade

A Secretaria da Educação de Gramado está planejando ações para o ano letivo de 2020 a partir das necessidades identificadas durante o período letivo de 2019, e em especial da realidade de cada comunidade escolar.

Os monitores de laboratório de informática das escolas municipais e estudantes de ensino superior (TI), Pós-Graduação (Administração Escolar) em estágio, apresentaram à Secretaria de Educação o “Projeto Aperfeiçoamento de Conhecimentos em Informática – PACI”, para incentivar o uso consciente dos computadores e dos laboratórios de informática nas escolas.

Publicidade

Segundo a secretaria da Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva, a informática é uma ferramenta pedagógica nas escolas, ela precisa estar a serviço do projeto pedagógico, assim como para facilitar o fazer docente.

Publicidade

“A informática é um meio para auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento de competências dos estudantes”, afirma.

Os monitores de laboratório de informática e a equipe pedagógica após o diagnóstico construíram um plano de ação, o qual tem como um de seus destaques um Curso de Fluência Digital em Educação a Distância de 30h, para a rede municipal de Educação. Esse curso tem como objetivo orientar os professores e alunos sobre a utilização dos computadores.

A qualificação poderá ser aproveitado por todos os servidores que demonstrarem interesse. O curso será em Educação a Distância e poderá ser acessado a partir dos computadores disponibilizados nas escolas ou de outros locais de escolha de cada pessoa. Após concluir o conteúdo, os profissionais receberão um certificado de 30 horas, que valerá como qualificação profissional.

O grupo está desenvolvendo esse projeto de aperfeiçoamento de conhecimentos em informática para incentivar o uso consciente dos computadores e laboratórios de informática nas escolas. O curso terá como programa noções básicas de informática, ferramentas do Libre Office, e o uso do software usado na rede municipal – EDUCAWEB. O conteúdo está sendo criado a partir das dificuldades relatadas pelos professores e abrange necessidades da rotina docente.

Além do curso, um dos integrantes do grupo, a monitora Julia Machado, criou um blog, que concentra jogos educativos, que servirá como fonte de pesquisa aos professores que estão em busca de ferramentas pedagógicas para o uso nas salas de aula.


Foto: Lucas Brito

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A tragédia que assola o estado continua impactando o cotidiano dos gramadenses e de todos os municípios do Estado, gerando nos gaúchos sentimentos de solidariedade e empatia. A Administração Municipal não está medindo esforços para auxiliar a...
SÃO FRANCISCO DE PAULA - Na noite de domingo (05/05), por volta das 23h45, a Brigada Militar foi acionada na Av. Júlio de Castilhos, na área central, em um posto de combustíveis onde teria um homem armado. Conforme o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.