CANELA | Uma gincana celebrando os 30 anos da coleta seletiva no município de Canela mobiliza as escolas da cidade a partir desta segunda-feira, dia 19. Com realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, os objetivos da atividade são: promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento de hábitos de segregação incentivando a separação e o descarte correto de resíduos; incentivar a separação e o descarte correto de resíduos; estimular a participação e o envolvimento dos alunos em atividades de preservação do meio ambiente; e promover o trabalho em equipe.
A ação integra o Programa Ecocidadania, lançado pela Prefeitura em março deste ano. De acordo com o regulamento, a gincana terá encerramento no próximo dia 17 de junho, com foco na coleta de materiais recicláveis como papel, plástico, metal e vidro – sendo este último permitido manuseio somente pelos pais. As equipes serão formadas pelas escolas infantis e fundamentais da rede municipal de educação de Canela. A avaliação será realizada pela quantidade de pesagem (kg) dos resíduos coletados pela Cooperativa de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis da Região das Hortênsias (COOCAMARH).
Premiação:
A premiação acontecerá no dia 18 de junho, dia em que a coleta seletiva em Canela completa 30 anos e o resultado será anunciado no dia 17 de junho até às 15 horas. As equipes/escolas vencedoras serão premiadas da seguinte forma:
PRIMEIRO LUGAR – Curso de Interpretação Ambiental ONG LOBOGUARÁ para 30 alunos ou turma indicados pela escola e atividade de recreação em um parque.
SEGUNDO LUGAR – Uma edição completa da FEIRINHA CANELA + VERDE na escola.
Foto: Arthur Dias/Prefeitura de Canela