22.1 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasDocumentário sobre Terno de Reis de Canela será exibido na TV Canção...

Documentário sobre Terno de Reis de Canela será exibido na TV Canção Nova

Publicidade


Um documentário de 45 minutos que conta a história do Terno de Reis da Família Seibt, de Canela, será exibido para todo o Rio Grande do Sul pela TV Canção Nova na próxima quarta-feira, 6 de janeiro, Dia dos Santos Reis, às 22h. O programa será reprisado no domingo, dia 10, ao meio-dia. O filme é assinado pelo braço cultural da produtora Press em Campo – Press em Campo na Cultura.

Após 60 anos ininterruptos, pela primeira vez, o grupo não realizou apresentações na temporada 2020/2021, devido à pandemia do novo coronavírus. “A exibição do filme na televisão é uma forma de o Terno de Reis entrar na casa das pessoas neste momento, resgatando a emoção das visitas do grupo ao longo de seis décadas”, comemora a jornalista Taís Seibt, que é uma das roteiristas e diretoras do filme, ao lado de João Henrique Bosco. Taís é neta do fundador do grupo, Edvino Seibt, e filha de um dos integrantes, Pedrinho Seibt, que toca cavaquinho no Terno de Reis há mais de 50 anos.

Publicidade

Com curadoria da irmã mais velha de Taís, a relações públicas Daniela Seibt, que pesquisou a tradição dos Ternos de Reis no Rio Grande do Sul em sua especialização em gestão cultural, o documentário reúne imagens de arquivo e registros jornalísticos de diferentes épocas, além de apresentações e entrevistas com integrantes e amigos do grupo gravadas na temporada 2019/2020. “Não é apenas uma história de família, o Terno de Reis é um patrimônio da cidade de Canela, e a comunidade local sempre valorizou a mensagem de paz e união que o grupo transmite, tão necessária neste momento”, diz Daniela, fazendo referência ao contexto da pandemia.

Publicidade

DVD ESTÁ À VENDA

Como forma de colaborar para cobrir os custos da produção, financiada parcialmente com ajuda da comunidade de Canela e região, através de uma vaquinha virtual, é possível adquirir um DVD do filme. Em Canela, há exemplares disponíveis na sede da Estofaria Seibt e também é possível comprar por meio dos canais oficiais do Terno de Reis no Facebook e no Instagram @ternodereis.familiaseibt. O custo é de R$ 50 mais o frete, em caso de compra pela internet.

SOBRE O TERNO DE REIS DOS SEIBT

O Terno de Reis da Família Seibt surgiu em 1959, quando Edvino Seibt, junto com irmãos, primos e amigos passaram a fazer serenatas com cantigas natalinas e religiosas na casa de vizinhos na cidade de Canela. Pela tradição, os três reis magos e seus pastores cantam versos para que o dono da casa abra a porta para acolher a mensagem do Natal. Ao longo dos anos, o grupo foi se renovando, com a chegada de filhos, netos e bisnetos de Edvino, e segue fazendo serenatas até hoje, sendo, inclusive, atração nas conhecidas festas natalinas da Serra Gaúcha, como Sonho de Natal e Natal Luz. Um dos diferenciais do grupo é a composição de cânticos próprios inspirados em passagens bíblicas, de autoria de Toni Seibt, hoje com 81 anos, músico autodidata que participa do grupo desde a fundação.  

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
NOVA PETRÓPOLIS - Na madrugada desta sexta-feira (26/04), por volta da 00h30, a Brigada Militar de Nova Petrópolis durante patrulhamento na BR 116, km 185, avistou o veículo Ecosport parado em atitudes suspeitas, com os faróis acessos em luz...
GRAMADO - O deputador federal Afonso Hamm destinou emenda no valor de R$415 mil para apoio à implementação e modernização de infraestrutura esportiva em Gramado. O prefeito Nestor Tissot recebeu com alegria o recurso, que vai beneficiar a comunidade...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.