14.9 C
Canela
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeDia D de vacinação contra Poliomielite acontece neste sábado, dia 17

Dia D de vacinação contra Poliomielite acontece neste sábado, dia 17

Publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde informa que neste sábado, dia 17, ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes de até 15 anos.

Amanhã as Salas de Vacinação da UBS Centro, ESF Vila Olímpica e UBS Caic estarão abertas das 08h às 17h. As campanhas seguirão até dia 30 deste mês e devem contemplar cerca de 7.091 crianças e adolescentes.

Publicidade

Crianças menores de 1 ano devem comparecer para verificação da carteirinha. Na falta de alguma dose para proteção contra poliomielite, receberão a vacinação inativada, ou seja, a vacina injetável, que causa imunidade individual. As demais vacinas também poderão ser colocadas em dia mediante avaliação do vacinador.

Publicidade

Crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) receberão a Gotinha, conhecida como vacina oral contra a poliomielite. Esta vacinação, neste grupo etário, causa imunidade de rebanho.

Crianças com 5 anos ou mais e adolescentes até 15 anos devem comparecer para verificação da carteirinha e atualização das vacinas, se necessário. É importante lembrar que este ano foi incluída uma nova vacina para crianças com 11 e 12 anos, a ACWY, que confere proteção contra meningites bacterianas, doença grave que pode gerar complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia e até mesmo levar ao óbito. Conforme a SMS, estima-se que em Gramado há 1000 crianças nesta faixa etária.

Orientações:

– Não esquecer de levar carteirinha de vacinação;

– Crianças e adolescentes deverão vir acompanhadas por 1 acompanhante apenas, visando minimizar aglomeração;

– Todos devem usar máscara, exceto crianças menores de 2 anos;

– Se possível, levar um frasquinho com álcool gel para higienização das mãos;

– Respeitar o espaçamento nas filas das salas de vacinação;

– Não deixar a vacinação para última hora. Programar sempre é a melhor opção;

– Não vacinar mediante sinais e sintomas de doenças agudas, como resfriado ou gripe. Aguardar melhora para atualizar as vacinas;

– Não comparecer na sala de vacinação se estiver em isolamento ou se algum contato domiciliar estiver com suspeita de Covid-19;

– Crianças ou adolescentes com Covid-19 deverão realizar vacinação após o isolamento, e diante ausência de sinais e sintomas.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Na sexta-feira (26/04), o Comandante do 2° Pelotão de Policiamento Ambiental de Canela, 1º Tenente Marco Antônio Ritter, realizou a apresentação formal da entrega de um servidor digital e equipamentos de informáticas doados para uso institucional. Os...
Medeiros foi escolhido entre quase 50 clubes de 28 cidades.CANELA - O Lions Clube realizou, na noite de sexta-feira (26), a abertura oficial de sua Convenção anual do Distrito LD-2, na presença de mais de quatrocentos associados. Na solenidade,...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.