As turmas de alunos Delegados, Inspetores e Escrivãos da Polícia Civil gaúcha, que estão em curso de formação junto à Academia de Polícia (ACADEPOL), passaram a receber aulas de algumas disciplinas teóricas pela modalidade à distância em razão das orientações para evitar o contágio com o coronavirus.
O Delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, é um dos professores da ACADEPOL no atual curso de formação para novos policiais civis. Ele, como os demais professores, passou a gravar algumas das aulas teóricas sem o contato com os aulos, através da modalidade à distância.
Medeiros explica que, além das aulas gravadas em vídeo, os alunos têm acesso a uma plataforma digital moderna em que são realizadas diversas atividades pedagógicas de aprendizado, com material teórico de apoio, questões, fóruns, chats com tutores e outras. A autoridade refere, ainda, que o aprendizado em disciplinas teóricas, mesmo com a suspensão de diversas atividades por conta da Covid-19, não sofreu interrupção, demonstrando a capacidade da Polícia Civil em rapidamente adaptar-se às adversidades impostas pela pandemia.
Atualmente, 56 Delegados de Polícia e 268 agentes encontram-se em curso de formação junto à ACADEPOL, que é fase final do concurso para ingresso na Polícia Civil. Após a crise pandêmica, os alunos voltarão às atividades presenciais na ACADEPOL, especialmente para a formação em disciplinas práticas.