A Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra realizou encontro mensal na última sexta-feira, 25, na Casa do Turista, em Cambará do Sul.
REGIÃO | A reunião iniciou com a apresentação de Cláudio Rocha, que falou sobre a Oficina Regional de Defesa Civil, criada em 2010, envolvendo municípios do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos. Rocha destacou a capacitação de mais de mil pessoas e alertou para o impacto econômico dos desastres naturais na região, que já somam mais de R$ 601 milhões em danos. Propôs ainda a criação de uma Comissão Temática de Defesa Civil dentro da Amserra e convidou os prefeitos para uma visita técnica a Santa Catarina, programada para junho.
Juliana Fisch também participou do encontro e em seu pronunciamento defendeu a retomada das atividades do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas regional, paralisado desde 2020.
A Reforma da Previdência e a necessidade dos municípios se adequarem à PEC nº 66, em tramitação no Congresso, para garantir a sustentabilidade dos regimes próprios de previdência, bem como a modernização dos planos de carreira do magistério e a reformulação dos Estatutos dos Servidores, vigentes desde 1990 foram temas abrodados pelo advogado Gladimir Chiele.
O vice-prefeito Felix Alles aproveitou a ocasião para convidar os presentes à Kartofellfest, que acontece de 9 a 18 de maio, em Santa Maria do Herval.
Além dos já citados, o encontro contou com a presença do presidente da entidade e prefeito de Picada Café, Daniel Rückert, além dos prefeitos Gilberto Cezar (Canela), Schamberlaem José Silvestre (Cambará do Sul) e Nestor Tissot (Gramado). Também participaram o secretário de Desenvolvimento Social de São Francisco de Paula, Itamar de Leon e assessores dos prefeitos.