22.4 C
Canela
quarta-feira, 17 setembro, 2025
spot_img
InícioNotíciasDefensoria Pública destaca importância da vacinação mesmo durante a pandemia

Defensoria Pública destaca importância da vacinação mesmo durante a pandemia

spot_img
spot_img

Apesar das inúmeras discussões que existem hoje em torno da vacinação, nunca se aguardou tanto pelo descobrimento de uma vacina como neste momento de pandemia de Covid-19. Porém, enquanto ela não chega, é importante buscar a imunização para outras doenças contagiosas, mesmo durante este período de distanciamento social. Pensando nisso, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) lançou a cartilha “Vacinação: um ato de amor”, que alerta para o direito de crianças e adolescentes à vacinação e a importância da imunização. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que de 2 a 3 milhões de mortes a cada ano são evitadas pela vacinação.

Conforme o art. 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente, “A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”. Já o art. 14 e seu §1º determinam que o Sistema Único de Saúde deve promover programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil e que a vacinação das crianças é obrigatória nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

No âmbito do Rio Grande do Sul, a Lei Estadual nº 15.409/2019 determina a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação no ato de matrícula ou rematrícula de alunos nas escolas das redes de ensino público e privado do Estado. 

“Além da questão que envolve a proteção à saúde coletiva – porque a vacina não protege apenas aquele que a recebe, mas todos no seu entorno –, temos também a questão da responsabilização dos pais e responsáveis, que podem vir a responder processo devido ao fato de agirem com negligência quanto à imunização a seus filhos.

A vacinação ainda é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, e não por acaso estamos todos ansiosos pela descoberta da vacina contra a Covid-19. Todos sabemos que é melhor e mais fácil prevenir do que remediar”, ressalta a dirigente do Núcleo de Defesa das Crianças e Adolescentes, Andreia Paz Rodrigues.
Na cartilha estão disponíveis informações sobre o que são as vacinas, para que servem, onde e como vacinar e o que pode ocorrer se a criança ou adolescente não for vacinado. Consulte o material completo neste link.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
Em evento especial, também foi apresentada a nova identidade visual do Círculo Saúde, em expansão pelo RS.REGIÃO | O Círculo Saúde celebrou os 30 anos do seu hospital próprio durante um jantar para convidados promovido no dia 11 de...
GRAMADO | A Gramadotur, autarquia municipal de turismo, abriu seleção pública para as empresas interessadas em participar do Tannenbaumfest, tradicional atração que decora pinheiros natalinos no Natal Luz de Gramado. Em seus 40 anos, serão 59 árvores natalinas dispostas...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img