O Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Canela encaminha adolescentes para cumprimento de medidas socioeducativas no Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS.
Nesse, o adolescente que praticou ato infracional, presta serviços à comunidade e/ou demais medidas determinadas pelo juizado, em atenção ao disposto no art. 112 e seguintes do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/90.
Os jovens participam de oficinas de trabalhos manuais com o Educador Social Adilson Fontoura, conhecimentos gerais e até de práticas de cultivo de plantas.
Na sede do CREAS, inclusive, os adolescentes, orientados por Nilvo Drumm, do Departamento de Agricultura, confeccionaram uma horta com diversas hortaliças folhosas e temperos, participando desde o preparo da terra, fabricação dos instrumentos necessários e o plantio.
Essas atividades, que almejam ressignificar as condutas e o comportamento, numa perspectiva não meramente punitivista, é supervisionada pela equipe técnica multidisciplinar (assistente social e psicólogas) do serviço.
Foto: André Fernandes