Após o Carnaval, os boletins divulgados pelas prefeituras indicam que Gramado chega ao 52º óbito por Covid-19 e Canela ao 57º. No momento são 205 infectados em Canela e Gramado teve 180 novos casos da doença.
Canela contabiliza 9.330 exames realizados: 5.476 testes pela rede pública e 3.854 testes pela rede privada. Entre a última sexta-feira (12) e hoje (17) foram recuperados mais 143 pacientes, totalizando 3.333 pessoas recuperadas. Neste período 158 exames testaram positivo. Com isso Canela possui 205 casos ativos (infectados no momento) e registra 3.595 casos confirmados desde o início da pandemia.
Ao todo, atualmente, 33 pacientes de Canela estão hospitalizados, sendo que 21 tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus e 12 ainda aguardam os resultados dos exames. Deste total 27 pacientes estão no Hospital de Caridade de Canela (HCC): quatro positivos e cinco suspeitos na UTI; além de 11 positivos e sete suspeitos na Enfermaria.
Em Gramado, nos cinco dias de feriado de Carnaval, entre a sexta-feira (12) e esta quarta-feira (17), a Prefeitura, por meio do Centro de Operações de Emergências (COE) e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, registrou a recuperação de 203 gramadenses diagnosticados com o coronavírus (Covid-19). Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 4.921 recuperados. O boletim epidemiológico aponta ainda, 180 novos casos da doença.
Dados revelam que, 23.829 gramadenses foram submetidos a testes do Covid-19, destes 5.177 foram diagnosticados com o vírus. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 261 exames realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS) aguardam os resultados. Dos pacientes confirmados, 180 estão em isolamento social e 24 internados no Hospital Arcanjo São Miguel. Gramado registrou nesta quarta-feira, o 52º óbito por Covid-19.
Dos pacientes internados, 15 estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covid-19), sendo 14 com exame positivo para a doença. Outras 19 pessoas estão internadas na enfermaria especializada, sendo 11 com confirmação da Covid-19. Internações de pacientes não residentes são 6, três na UTI-Covid-19 e 3 na enfermaria especializada.
As recomendações de prevenção à Covid-19 são as seguintes
-Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
-Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
-Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
-Mantenha distância mínima de um metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social.
-Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
-Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
-Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
-Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
-Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
-Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
-Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes. As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.